Os temperos prontos já fizeram parte da vida de muita gente quando apareceram, eram práticos, considerados saborosos e fáceis de comprar.

Hoje, já sabemos que eles não fazem tão bem assim e que devemos substituí-los pelos temperos caseiros.

O que os temperos prontos têm?

Um tablete de tempero pode conter 25% a 70% da quantidade de sódio que uma pessoa precisa por dia. O sódio em excesso no corpo tem o efeito de reter líquidos, dificulta a eliminação de toxinas e outros.

Possuem alta concentração de glutamato monossódico, substância que realça o sabor, totalmente industrializada e que é pesquisada por estimular o consumo e propagação de alergias, déficit de atenção e outras doenças.

Além disso possuem corantes e outros conservantes. Os corantes são uma das principais causas de alergias infantis e os conservantes devem ser evitados em nossa alimentação.

E o problema maior é que o tempero foi recomendado pela mídia a ser utilizado em todas refeições e diariamente, então, diariamente recebemos uma quantidade de químicos em nosso organismos e esse efeito em longo prazo ainda está por vir.

O que fazer então?

O temperos prontos podem ser substituídos por temperos naturais. O ideal é fazê-los sem sal ou óleo e por isso devem ser conservados em geladeira (deixe para o sal e o óleo no momento do preparo da refeição). Como? Pode-se mixar ou liquidificar os temperos que a família mais gosta para ser utilizado no dia a dia: cebola, alho, manjericão, salsinha e cebolinha, por exemplo. Colocar em pote tampado e deixar em geladeira.

Ao trocar os temperos prontos por temperos naturais, sua família está deixando de receber um alto teor de sódio e conservantes em grandes doses todos os dias. Vale muito!