“Por que nossos dentes nascem de novo?”
“Por onde saem os bebês?”
“Por que os meninos fazem xixi em pé e as meninas não?”
“Por que o piolho fica na cabeça e não na barba?”

Criança é curiosa por natureza, né? E às vezes a gente fica perdido, até encontrar a resposta certinha para esclarecer mais uma dúvida do pequeno observador. Que tal recorrer a um projeto super legal, feito por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais? O Universidade das Crianças! 

A gente está para contar mais sobre esse projeto bacana faz um tempão. O Universidade das Crianças existe há dez anos e responde às perguntas feitas pelos pequenos através de programas de áudio e vídeos de animação. Criado por professores, pesquisadores e alunos de vários cursos, como Belas Artes, Ciências Sociais, Comunicação Social, Ciências Biológicas, Fisioterapia e Medicina, a ideia é transmitir a paixão pela Ciência para a criançada, levando-as a re-conhecer-se e a cuidar dos próprios corpos.


“Para algumas delas, a ciência tem uma resposta. Para outras, não. Mais do que ter as respostas na ponta da língua, o que a gente espera é que você duvide delas e sinta-se estimulado a testá-las e a fazer outras perguntas. É mais ou menos assim que a ciência funciona. E é por isso que ela é tão fascinante!”


No site, a gente encontra um vasto banco de perguntas e respostas. Para ter suas dúvidas respondidas, as crianças podem enviar pelo site ou receber a visita da equipe na escola em que estuda (e aí é feito um trabalho super bacana com oficinas e interação com toda a turminha e os professores). Também é possível acompanhar as dúvidas pela Rádio UFMG Educativa (104,5 FM). 
Vários vídeos já foram selecionados para festivais, e é cada um mais bacana do que o outro. Espia só:
Para assistir ao vídeo, clique aqui
Para assistir ao vídeo, clique aqui

Que tal apresentar o projeto para a meninada? Você pode escolher alguns vídeos, mostrar para seu filho, e perguntar o que ele achou, o que pensava a respeito. Depois, incentivá-lo a enviar a própria pergunta :)

Conheça mais:

http://www.universidadedascriancas.org/
Quer enviar uma pergunta? Acesse aqui
Você pode seguir a turma do Universidade das Crianças também pela fan page, clique aqui ;)