Vamos a nossa sessão de dúvidas! A dúvida de outros papais e mamães também pode ser a sua!

1- No dia a dia posso usar vegetais congelados, como ervilha?
O uso de vegetais congelados é interessante pois ajuda a fornecer uma alimentação mais variada na correria do dia a dia. Observe apenas se o vegetal não passou por algum preparo que agrega gorduras, açúcares ou farinhas (pré fritos, empanado etc) e se é livre de conservantes. A família também pode congelar legumes em porções menores para utilizar em outros dias.

 
2- Por que não posso dar leite de vaca para meu filho após o almoço, mesmo ele se alimentando bem?
O leite é um alimento saudável e rico em cálcio. O cálcio presente entra e competição com o ferro das carnes (oferecidas no almoço) e diminui sua absorção. Por isso, o leite e derivados são mais bem aproveitados se oferecidos em lanches e longe das refeições principais (almoço e jantar).

3- Existe alguma fruta proibida de oferecer para as crianças?
Se o seu filho(a) não possuir alergias ou intolerâncias, todas as frutas são permitidas. A melhor maneira de utiliza-las é sempre puras (sem açúcar ou farinhas), podem fazer parte do lanche ou de refeições (banana na comida, morango na salada, por exemplo) e quanto mais variedade maior quantidade de vitaminas seu filho(a) estará consumindo. Existem frutas que prendem ou soltam o intestino e seu uso vai depender do organismo de cada criança.

4- Por que não é bom oferecer ovo mais cru para crianças menores?
Os ovos podem vir contaminados por salmonela, uma bactéria que é responsável por diarreia, vômito e complicações. O calor e cozimento exterminam a bactéria mas ao deixar o ovo meio cru pode-se perder essa garantia e ser um risco para crianças menores que ainda estão com o sistema imunológico em formação. Hoje em dia a indústria faz higienização dos ovos de forma que diminui muito esse perigo, mas os ovos caipiras, do quintal, não passam por esse processo.

As dúvidas do dia a dia aparecem e nem sempre lembramos de perguntar quando vamos ao profissional. Procure anotar cada uma! Vai ajudar muito em modificar pequenos hábitos.