Por Laura Rangel, nutricionista

 

O café da manhã é uma refeição muito importante, por ser a primeira do dia. Durante a noite de sono, as crianças ficam muito tempo sem se alimentar e o café da manhã ajuda a repor energia e nutrientes. Sua falta pode trazer dor de cabeça e apatia.

Como organizar o café da manhã?

Nem sempre a criança possui apetite logo cedo. Mesmo assim, ofereça os alimentos comuns de casa e, se ela quiser fazer apenas um lanche leve (vitamina, frutinhas, iogurte etc), não insista, mas ofereça em duas horas outro lanche, da mesma forma se seu filho(a) ainda mama pela manhã. É importante estabelecer essa rotina desde cedo na vida da criança, assim ela vai se adaptar melhor.

É interessante também planejar essa refeição com uma certa antecedência para que a correria do período da manhã não atrapalhe o consumo. Sendo assim, estipule um cardápio para a semana, coloque-o na lista de compras e todos os dias à noite separe-o e organize.

Sugestões de café da manhã:

– Vitamina, pão de sal com requeijão;
– Iogurte, pão de queijo;
– Frutas picadas, pão de leite com queijo;
– Leite com chá, bolo de milho;
– Suco, pãozinho com ovo mexido.

A quantidade depende de cada criança, idade e ritmo de vida. Para um café da manhã balanceado, é importante possuir, na maioria das vezes, uma fonte de energia (pão, bolo etc), de proteína e cálcio (leite, iogurte, queijo) e de vitaminas e minerais (frutas). Caso seja muita quantidade para seu filho inicialmente, separe em dois lanches (iogurte com pão ao acordar e frutinhas no meio da manhã, por exemplo).

O café da manhã é uma refeição muito importante e prepara toda a família para começar o dia bem nutrida e mais disposta.