01

{atualizado em nov.17}

É só chegar dezembro que aquele frio na barriga toma conta da gente: mas já? Então melhor eu correr, porque o Natal vai logo chegar.

Entre os cristãos, esse período que antecede o Natal é chamado de Advento. Uma palavra que significa “chegada de alguém”. Trata-se, portanto, de um tempo de preparação.

É como uma visita: trocam as roupas de cama, preparam um prato especial, arrumam a casa e até colocam flores naquelas jarras que andavam guardadas nos armários.

O período do Advento também é assim: são dias de preparação para a chegada do Natal – seja ele com todo o seu significado cristão, ou um momento especial para reunir a família.

Então, em geral, enfeita-se a casa, monta-se a árvore e prepara-se um cardápio especial para esse dia natalino.

Para as crianças, aguardar a chegada do Natal é bastante prazeroso – mas pode ser um período de ansiedade também para, simplesmente, esperar a entrega dos presentes.

Para ajudar a mudar esse foco, preparamos ideias super legais para você montar em casa um Calendário do Advento com as crianças – e aguardar, com alegria e muito significado, a chegada do Natal em família.

O Calendário do Advento surgiu entre os luteranos alemães, que costumavam marcar, com um risco de giz na porta, ou acendendo uma vela por dia, por exemplo, os 24 dias que antecedem o Natal. Para conhecer mais sobre a história do Adventskalender, ou Calendário do Advento, acesse AQUI.

A versão proposta aqui nesta pracinha, busca desacelerar um pouco neste mês tão corrido e não deixar de lado todo o seu significado. É uma oportunidade para se praticar a gratidão, a reflexão, desenvolver virtudes e pensar também no consumo consciente – neste período que as compras, infelizmente, costumam ser mais importantes do que os encontros.

O Calendário pode ser produzido com materiais que você tem em casa, de forma simples e prática. Envelopes vazios, saquinhos de papel, de tecido, copos de papel, embalagens natalinas antigas, detalhes de decoração de Natal, recortes de revistas, de tecidos: tudo isso pode ser utilizado para criar o Calendário. O que importa é curtir, em família, pequenas doses diárias de se “fazer o bem” e estreitar os vínculos de afeto.

Como funciona?

O calendário do Advento vai do dia 1º ao 25 de dezembro (no calendário cristão, o Advento começa no quarto domingo antes do Natal, dia 27/11. Mas estamos considerando o dia 1º/12 para facilitar a atividade nas famílias).

Como criar o calendário:

Monte o calendário, por exemplo, com envelopes ou saquinhos.
Monte o calendário, por exemplo, com envelopes ou saquinhos.

1) Separe 25 recipientes que podem ser: envelopes, saquinhos de pano, de papel craft, baldinhos, copos de papel ou o que você preferir.

2) Decore cada um deles com o dia do mês na frente: 1º, 2, 3, 4, 5….até 25.

3) Os envelopes/saquinhos podem ser fixados em cordinhas, colados um abaixo do outro, ou dispostos da forma como você preferir. Por aqui, fizemos assim: Flávia pendurou pequenos envelopes em um varalzinho dentro de casa e Miriam montou um calendário vertical, colando um envelope abaixo do outro.

3) Em cada recipiente, coloque uma sugestão de atividade para ser executada por dia com seu filho. Abaixo, tem algumas ideias – mas também vale adaptar as atividades de acordo com o interesse da sua família. Pra facilitar a vida, todas essas atividades, prontinhas, você encontra neste link: [Calendário do Advento – Atividades]. São 48 opções de atividades para você selecionar as 25 que mais gostar e inserir no Calendário. Você só precisa imprimir, recortar e inserir nos recipientes do seu Calendário.

Atividades do Advento: prontinhas para imprimir, recortar e incluir no calendário
Atividades do Advento: prontinhas para imprimir, recortar e incluir no calendário

Algumas ideias de atividades para o Calendário do Advento
(e tem muitas outras sugestões AQUI):

:: Ouvir uma história de Natal
:: Fazer um piquenique perto da Árvore de Natal
:: Separar brinquedos para doação
:: Visitar um parente que não vemos com frequência
:: Levar um doce de Natal para um vizinho
:: Cantar uma música de Natal com a família
:: Preparar um presente de Natal para os lixeiros
:: Fazer arte de Natal
:: Perguntar para a mamãe e/ou o papai como era o Natal deles quando crianças

Veja mais 48 ideias de atividades para o Calendário do Advento neste link: [Calendário do Advento – Atividades]

Como utilizar o Calendário:

1) No dia 1º de dezembro, abra com a criança o primeiro envelope/saquinho e leia junto com ela a atividade sugerida. Por exemplo: Fazer um desenho do Presépio

2) Execute com a criança a atividade – pode ser num momento em que toda a família estiver reunida, ou apenas entre pai/mãe e filho(a).

3) No dia 2 de dezembro, repita o processo: abra o envelope do dia 2 e realize com a criança a atividade daquele dia. Repita este processo até o dia 25. Assim, muita coisa boa será realizada em família e certamente, para as crianças, o Natal vai ser diferente!

4) E se eu não conseguir fazer uma das atividades em determinado dia? Não tem problema: no dia seguinte, abra os dois envelopes e realize as duas atividades junto com a criança. Mas procure não deixar acumular muitos dias, para não perder o sentido do calendário.

5) Sugerimos que os envelopes/saquinhos sejam abertos pela manhã, para que seja possível providenciar algum material, se necessário, para executar a atividade ao longo daquele dia.

6) Se o sentido cristão está presente na sua família, você também pode baixar neste link: [Calendário do Advento – História do Natal] a história do nascimento de Jesus dividida em 25 dias, para ser lida aos poucos com a criança. Basta colocar em cada envelope do calendário uma ficha da história e ler junto com a atividade do dia. Assim, cada envelope/saquinho terá duas fichinhas: uma da atividade do dia e outra com um trecho da história do nascimento do Menino Jesus. Vale colar uma fichinha abaixo da outra, para que seja possível ler a história completa quando chegar o dia 25/12.

Ainda temos uma semana até dezembro começar, com um final de semana no meio do caminho. Que tal elaborar esse projeto de afeto para passar um Natal inesquecível com os filhotes?

Veja algumas ideias e inspire-se: