Iniciativa do Laboratório de Educação – uma organização não governamental que desenvolve conteúdos pedagógicos e metodologias de formação de educadores na área de linguagem – o Espaço de Leitura é uma plataforma online que disponibiliza gratuitamente uma coleção de contos infantis.
A plataforma Espaço de Leitura busca enriquecer a aprendizagem das crianças no que se relaciona à aquisição e ao desenvolvimento da linguagem, exemplificando através do meio digital o uso de diversos recursos que podem ser explorados durante a interação da criança com os contos apresentados (diferentes formas de leitura; comentários em voz alta; integração entre voz, gestos faciais, manuais e corporais; posição do corpo e visualização do texto e da ilustração; jogos e atividades envolvendo o conteúdo linguístico abordado nos contos; etc.). Para o adulto, a fundamentação teórica embasa o rico material que encontra disponível para que amplie os contextos de interação com a criança.
Os contos disponíveis são:
A lenda de Sigurd
Conteúdo linguístico: estrutura narrativa

Sigurd é o mais valente, forte e enfeitado dos heróis das lendas nórdicas! Seus pais morreram quando ainda era um menino e, por isso, foi criado por Regin, um anão de má índole que vivia em uma caverna e que treinou Sigurd para ser um grande guerreiro.

 
O álbum de Irina
Conteúdo linguístico: autobiografia

A mãe de Irina espera um bebê e há dias toda a família se prepara para esta chegada. Inclusive Irina, que para entender melhor tamanha movimentação de objetos e emoções, vê-se diante de sua própria história em um álbum de recordações organizado por sua mãe!



A receita de Mandrágora

Conteúdo linguístico: metáforas e expressões idiomáticas

Mandrágora é uma dessas bruxinhas de varanda que certo dia espera uma visita muito especial e, por isso, resolve preparar para ela uma sobremesa igualmente especial. Sai, então, em busca da receita da felicidade e em seu trajeto se depara com muitos mestres que, por meio de provérbios e linguagem figurada, transbordam de encantamento o seu caminho!

Cada história é acompanhada por pistas, atividades, vídeo com análise de gestos e um guia de fundamentação teórica para os pais e educadores conhecerem mais sobre o conteúdo linguístico abordado.

 

Os textos podem ser lidos para crianças de todas as idades. Sabemos que a leitura em voz alta de contos  incentiva a capacidade de compreensão e produção narrativas, e contribui para o processo de aprendizagem infantil, mesmo que a criança ainda não domine a capacidade de leitura ou escrita.
Leia para uma criança sempre.

Que tal começar a leitura hoje mesmo? Depois conte pra gente qual foi o conto que o filhote mais curtiu :)

Quer conhecer? 
Acesse http://espacodeleitura.labedu.org.br/