1

Eu quase sempre carrego na minha bolsa uns balões vazios para encher. Além de ser um ótimo brinquedo de emergência, ele também me ajuda a ficar mais calma.  ***Tente encher o balão com respirações lentas e profundas para você saber do que eu estou falando.***

Dá para brincar com balão de muitos jeitos, e pesquisando para esse post eu acabei encontrando muitos sites legais com brincadeiras para crianças com as bexigas. Entre eles o site do Tempo Junto, que é um verdadeiro oasis de maneiras legais de passar o tempo junto com seus filhotes. Recomendo a leitura. Como não tenho interesse em re-copiar a internet, e como já existem esses outros sites compilando muitas brincadeiras, deixo aqui alguns links.

Importante:
*as brincadeiras devem ser constantemente supervisionadas
* se o balão estourar, destine-o para o lixo corretamente


1) Corrida de balão:

2

Existem várias formas de brincar de corrida de balão, mas para o aniversário de 6 anos da Alice a gente fez uma versão mais simples, que envolvia as crianças fazerem uma fila e irem batendo o balão até o outro lado do salão sem deixar cair no meio. Quem deixasse cair tinha que voltar.

Dica fotográfica:
Como nesse exemplo do aniversário da Alice, aproveite o momento em que as crianças estão se preparando para começar a brincar para tirar a foto.
Quando elas começarem a correr vai ser difícil conseguir uma foto sem ser borrada. Apesar de, muitas vezes, foto borrada ser legal também.


2) Aprenda a transformar um balão em cachorrinho

3

O canal do youtube aprendi.net tem muitos outros tutoriais legais se você se empolgar com essa história de torcer balão. O mais fácil de aprender é o cachorrinho (que pode ser uma girafa também dependendo do pescoço). A relação investimento de tempo X recompensa para aprender essa habilidade é excelente. Serão apenas alguns minutinhos torcendo o balão e em troca as crianças olharam para você como uma espécie de herói!

A Alice também adorava levar os cachorrinhos para passear
A Alice também adorava levar os cachorrinhos para passear

Dica fotográfica:
Peça para a criança mostrar pra você o cachorrinho. Faça fotos trocando a profundidade de campo, uma hora o foco está no rosto, outro no balão.


3) Brinque de estática com o balão

5

Você pode mostrar para seu filho um pequeno experimento científico com um balão também. Tudo que você precisa fazer é atritar a bexiga cheia na sua cabeça (ou na da criança) e depois levantar ao poucos. A bexiga ficará negativamente carregada e atrairá os fios de cabelo com carga positiva. Se você quiser ver uma coisa mágica acontecer friccione novamente a bexiga e depois a coloque perto de uma torneira com apenas um fiozinho de água correndo.
Obs.: Esses experimentos funcionam melhor com cabelos limpos e secos!

Dica fotográfica:
Os rostos das crianças ficam muito bonitos quando elas estão olhando para cima, para ver o balão. Aproveite esse momento para fazer um retrato lateral e capturar sua mirada.


E seus filhos, também curtem brincar de balão? Você já conseguiu alguma foto legal deles junto a um desses globos coloridos flutuantes?