Especialmente na Noite de Natal

Na semana que antecedeu o Natal, as crianças exerceram o desapego, a gratidão e tantos outros sentimentos em uma atividade divertida e o melhor: ao ar livre.

Funcionou assim: selecionamos 11 sentimentos para se desejar a toda e qualquer pessoa. Para cada desejo, um cartãozinho trazia a frase “Neste Natal…”:

:: Abrace mais
:: Sorria mais
:: Perdoe de verdade
:: Doe {e doe-se}
:: Desconecte-se
:: Pratique a gentileza
:: Ame {de todo o coração}
:: Olhe as estrelas
:: Lembre-se do aniversariante
:: Agradeça
:: Compartilhe

Os cartõezinhos foram distribuídos entre as crianças. Sentadas em roda, conversamos sobre cada sentimento expresso neles: como praticar a gentileza em casa? Quem é o aniversariante do Natal? Por que é importante compartilhar e como podemos fazer isso? Foi muito valioso ouvir a opinião delas e refletir a respeito. Afinal, pode não parecer, mas nossa correria de final de ano acaba sendo transferida para as crianças e sem perceber, elas também entram no modo automático das festividades natalinas. Vale uma pausa para pensar sobre o sentido de tudo isso, inclusive para as crianças.

Junto a cada cartão, um bombom foi embalado pelas pequenas, que os prenderam em fitinhas para amarrar na árvore.

Tudo pronto, fomos para a rua. A tarde estava bem quente, as crianças estava ansiosas para pendurar seus desejos de Natal. Encontramos bastante opções de árvores mais baixas, então não foi difícil escolher uma delas para pendurar os desejos das meninas. Depois de uma breve avaliação, optaram por uma espécie com a folhagem bem bonita e diferente.

No rodapé de cada cartãozinho, uma frase completava a mensagem: “Pegue um desejo e deixe os demais para outras pessoas que passarem por aqui”. Não sabemos se a orientação foi seguida, mas ao fim do dia, passamos por lá e nenhum bombonzinho constava mais pra contar história. Os desejos foram todos distribuídos por aí.

De certa forma, gostaríamos que esses sentimentos fossem multiplicados e impulsionados, de forma a alcançar também cada um de vocês. Que neste Natal, haja mais sorrisos na sua família, mais abraços. Que vocês compartilhem carinho, desconectem-se, exerçam o perdão e a gentileza, agradeçam, parem um minuto para olhar as estrelas e sim, lembrem-se de aniversariante, por quem toda essa celebração existe.

Um Feliz Natal, da família Na pracinha, para as famílias de vocês.

Miriam & Flávia