Finalmente o bebê nasce! Muita alegria e muito desafio! Como vou conseguir cuidar de meu filho? Terei forças e atenção suficientes para cada detalhe? Os passos do banho, o umbigo, a amamentação, as cólicas, os choros sem explicação, as trocas de fraldas, as vacinas, e por aí vai… Mas e a boquinha? Tenho mesmo que limpar a gengiva de meu bebê?

Fico muito feliz em poder informar a você, leitor, que a lista de tarefas de cuidados com o bebê, até que nasça o primeiro dentinho, não vai ter que aumentar:

1) Você não precisa limpar gengiva, língua, bochecha, de seu bebê.

2) Você precisa fazer a higiene bucal do bebê somente a partir do nascimento do primeiro dentinho. No caso, você vai limpar o dente, e não a gengiva.

3) Hoje a Associação Brasileira de Odontopediatria, assim como o Ministério da Saúde, preconizam a utilização da pasta de dente com 1100 ppm de flúor, em quantidade mínima (meio a um grão de arroz) desde o primeiro dentinho. Você pode saber mais sobre o uso da pasta de dente para bebês e crianças AQUI.

4) A escova de dente deve ser de cabeça pequena e cerdas macias, as emborrachadas são melhores para quando a criança morde a escova.

Portanto, aquela ideia de limpar a gengiva do bebê pode deixar de lado. Porque cuidar do pequeno é tarefa árdua e que dá muito prazer. Mas,também, não precisamos inventar moda.