No último final de semana, passeamos desconectados das telas e conectados à natureza. Fomos visitar a Fazenda Iáia – escreve assim mesmo, remetendo à sua origem indígena – que ocupa 450 hectares  e está localizada na Estrada Real, entre Ouro Preto e Piranga. Mata Atlântica nativa, nascentes, lagoa, açude, flora e fauna diversificadas e o ambiente rural com aquela mineiridade especial são os principais atrativos para “ganharmos” muito tempo por lá.

Nesta pracinha, a convivência com a natureza é a nossa principal bandeira. Só há benefícios em permitirmos que nossas crianças tenham diferentes formas de contato com o ambiente natural – seja correndo descalços pelo gramado, nadando em um lagoa, convivendo com os animais, experimentado os alimentos diretamente da horta e do pomar.

“Redução do estresse, melhor saúde física, um sentido mais profundo de espiritualidade, mais criatividade, um espírito lúdico, até mesmo uma vida mais segura -essas são as recompensas de uma família que proporciona mais natureza à vida dos filhos”
 Richard Louv (A última criança na natureza)

Lá na Fazenda Iáia o passeio será offline, não há sinal de celular – apenas o telefone fixo funciona. Entenda como um ganho para você e sua família, afinal, poderão vivenciar as inúmeras experiências com tranquilidade, com mais tempo para conversas, causos, descobertas, sensações  e criando as memórias afetivas que farão parte da história de vocês – e a gente garante: não há nada melhor do que estes momentos.

As meninas nadaram em uma lagoa e no açude em meio aos peixes, seguiram o curso dos riachos e até uma rã que se aventurava por lá, tomaram banho de bica, passearam pela Mata para descobrir por onde “nascia” a água, comeram frutas do pé – amora e tomatinhos foram os preferidos e a pitaya foi um caso de amor após a primeira mordida, aprenderam sobre como “surgem” os vegetais na horta. Viram a galinha chocando os ovos, os cuidados com os cavalos e o gado, e ainda presenciaram a chegada dos carneirinhos (uma nova turminha que ficará por lá). Conheceram diferentes tipos de pássaros, alimentaram os peixes e os porquinhos, andaram de barco, brincaram muito lá fora, ao ar livre.

A sede da fazenda é um casarão colonial do século passado, com sete suítes – acomoda até 20 pessoas, cozinha, copa e salas de convívio, salão de jogos. Há também uma agradável área de convivência com fogão a lenha e a linda capela de Santa Rita. Quarto de brinquedos, playground ao ar livre, campo de futebol e sauna também são atrativos.

“O modo mais eficaz de conectar as crianças com a natureza é também conectar-se à natureza. Se mães, pais, avós ou outros responsáveis já passam tempo ao ar livre, podem passar ainda mais; podem tornar-se observadores de aves, pescadores, praticantes de caminhadas, ou jardineiros. Se as crianças perceberem um verdadeiro entusiasmo nos adultos, vão se apropriar desse interesse.”
Richard Louv (A última criança na natureza)

Quer passar uma temporada por lá? Você pode levar a sua família e amigos para usufruir de todo o espaço. Para o dia a dia da casa e alimentação, há uma arrumadeira e uma copeira – o cardápio e as compras ficam a cargo dos locatários – e para os passeios na fazenda, a equipe de manutenção.

A gente curtiu bastante a vivência e pretendemos repeti-la sempre que possível promovendo o contato das crianças com a natureza e o ambiente rural.

“O campo, na verdade, só é agradável com família, e toda a árvore é triste se na sua sombra não brinca uma criança.”
 Eça de Queirós

Fazenda Iáia
Município de Piranga
Distrito de Manja Léguas | MG
Tel.: +55 (31) 2103-8439
contato@vilaiaia.com.br
http://www.vilaiaia.com.br/a-fazenda/