Você chega no restaurante, faz o pedido e o prato só ficará pronto dentro de 30 minutos – ou mais.
O que fazer com as crianças até lá? Não tem brinquedo, não tem bola, não tem espaço pra correr.
Mas olhe sobre a mesa: tem palitinhos ali? Então tem brincadeiras garantidas.

A gente selecionou 7 ideias pra brincar com palitinhos – e abrir mão do celular no restaurante enquanto se espera a refeição chegar – de quebra, resgatamos aquele tempo tão necessário pra se passar com os pequenos.

Confira abaixo e leve as dicas com você:

Qual o maior palitinho

Quebre 3 palitos, cada um de um tamanho. Depois, posicione os três, um ao lado do outro, de forma que pareçam estar do mesmo tamanho. O outro jogador retira aquele palitinho que acredita ser o maior. Ganha, se acertar.

Quebre os palitinhos para ficarem com tamanhos diferentes
Quebre os palitinhos para ficarem com tamanhos diferentes

 

Qual deles é o maior? Ganha se acertar
Qual deles é o maior? Ganha se acertar

Jogo da Velha

Facinho, é só montar o jogo da velha com os próprios palitinhos. Um jogador marca com um pedaço de palitinho e o outro pode marcar, por exemplo, com uma bolinha feita de guardanapo.

 

Encaixe no copinho de café

Para essa brincadeira, você vai precisar de um copinho de plástico – pode ser de suco ou de café. Com o próprio palito, você faz furinhos na parte de baixo do copo. A brincadeira é encaixar e tirar os palitinhos dos furinhos. O interessante é utilizar os palitinhos de misturar o café, que possuem uma das pontas mais largas, para o encaixe, pois eles “travam” em um dos lados. A maioria dos restaurantes disponibiliza. A brincadeira também é uma beleza para desenvolver a coordenação motora fina.

Esta brincadeira temos feito em praticamente todas as vezes que vamos a um restaurante com as crianças. O Raul já está ficando craque em encaixar os palitinhos – espia só a reação do pequeno com a atividade:

 

Purrinha


Clássico dos clássicos, o jogo consiste em adivinhar a soma de todos os palitinhos escondidos nas mãos dos participantes.
Como funciona:
1) cada jogador recebe um palito e o divide em três partes iguais.
2) cada jogador coloca as mãos para trás e escolhe a quantidade de palitinhos a serem escondidos.
3) Em seguida, todos mostram as mãos fechadas.
4) cada jogador tenta adivinhar a soma de todos os palitinhos. Por exemplo: 3, 5, 7.
5) Depois de darem suas sugestões, todos abrem juntos as mãos.
6) O jogador que acertar, tira um palitinho das mãos
7) Ganha aquele que ficar sem nenhum palitinho primeiro

Narigocóptero


Pra divertir todas as idades: quebre o palito até a metade (não deixe ele quebrar por inteiro). Em seguida, “feche” novamente o palito “fixando-o” na ponta do nariz, como um “pregador”. Pode dar uma beliscadinha (!) Depois, é só soprar e a “hélice” vai rodar. O vídeo abaixo explica com mais detalhes, veja:

Estrela que abre sozinha

Essa mágica encanta os pequenos! Precisa ter paciência e uma certa dose de concentração. Você vai precisar de 5 palitinhos e água. Quebre os palitinhos até a metade (não deixe quebrar completamente), e posicione-os conforme o vídeo abaixo. Depois, jogue um pouquinho de água no meio. “O fenômeno que acontece é o seguinte: quando a água é pingada no meio dos palitos, a madeira absorve o líquido e começa a inchar. Com isso, os palitinhos se abrem e formam a estrela. Dica: Tome bastante cuidado na hora de dividir os palitos ao meio. Se eles quebrarem ou se sobrar lasca em uma das pontas, use um palito novo.” – Manual do Mundo

Veja no vídeo a reação das crianças ao observar a estrela abrindo sozinha:

Desafio da pá de lixo:

Posicione os palitos conforme a figura abaixo, formando uma “pá de lixo”. Coloque uma bolinha de guardanapo no meio, simulando o lixinho. O desafio é conseguir retirar o lixo da pá, mexendo apenas 2 palitos e sem encostar no lixinho. Consegue descobrir?

Como tirar o lixo de dentro da pá, mexendo apenas 2 palitos? Não vale encostar no lixinho!
Como tirar o lixo de dentro da pá, mexendo apenas 2 palitos? Não vale encostar no lixinho!

Veja a resposta AQUI – assista apenas se realmente não conseguir descobrir!