Não é só nossa coluna vertebral que precisa estar posicionada corretamente para evitar problemas de saúde. Acredite, também existe uma postura correta para a língua.

Se seu filho usa aparelho ortodôntico para realinhar os dentes, o posicionamento da língua deve ser bem observado. Isso, porque o seu mau posicionamento pode reduzir a eficácia do tratamento, impedindo que o sorriso fique alinhado ou mesmo atrasando os resultados esperados. 

Se a criança acostumou-se a usar o bico, por exemplo, pode ser que tenha o hábito de manter a língua “pressionando” os dentes da frente. E isso dificulta a correção ortodôntica. 

A forma correta da amamentação, a introdução das diversas consistências de alimentos no momento certo e a atenção com relação aos possíveis hábitos nocivos da criança, como chupar chupeta e dedos por período prolongado, são fatores essenciais para evitar problemas na postura da língua e que podem ocasionar mal-posicionamento dos dentes. 

Para corrigir esses hábitos e dar os direcionamentos corretos, vale consultar um profissional fonoaudiólogo. Por meio de exercícios, dinâmicas e brincadeiras, a postura adequada da língua poderá ser restabelecida e o sorriso ficar ainda mais bonito!