Two Primary Schoolboys Looking at a Textbook in a Classroom

Depois de aproveitar bastante as férias com os pequetitos é chegada a hora de pensar sobre o período das voltas às aulas. E para que esse momento seja vivido de forma leve, divertida e criativa é legal pensar estratégias junto com os pequetitos sobre o que vem por aí! Para isso, é interessante que as mamães e os papais comecem a conversar com seus filhos sobre o retorno das aulas que se aproxima, mostrando a eles que isso não é algo ruim, pois poderão reencontrar seus amiguinhos e aprender novas coisas! É muito importante tranquilizar a criançada, afinal um novo ano é sinal também de muitas risadas e brincadeiras divertidas na hora do recreio.

Junto com a volta às aulas vem também a necessidade de retomar os hábitos, como por exemplo, os horários para fazer o para casa, horário de acordar, de fazer os lanchinhos, dentre outros! E a ideia é enfrentar todos os desafios de forma criativa. Uma primeira dica vai para o momento de organização do material escolar: que tal convidar a criançada para confeccionar a capa do seu próprio caderno? E essa confecção pode ser com personagens de desenhos e filmes que a criançada gosta. Customizar os próprios materiais é uma excelente alternativa para tornar o momento de volta às aulas divertido e leve.

Uma segunda dica é construir a volta das aulas com os pequetitos como uma oportunidade para estar mais presentes na vida escolar dos seus filhos. E essa presença não envolve apenas a compra dos materiais escolares, ou a construção de uma agenda de rotina para a criança. Isso também faz parte, mas é muito importante que a família ajude a criança a enfrentar os desafios cotidianos que aparecem na escola. Sendo assim, é legal que a família esteja o mais presente possível, perguntando sobre como foi o dia na escola, auxiliando nas lições de casa, e levando os pequetitos para dar um passeio nas praças da cidade. O momento do brincar deve ser a atividade mais importante da agenda, visto que as brincadeiras possibilitam maior desenvolvimento das habilidades biológicas e fisiológicas da criança, além de gerar um período de ócio criativo!

Enfim, é muito importante que o momento da voltas às aulas seja construído com inspiração, poesia e liberdade, pois como já dizia o poeta Manoel de Barros: “Com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende é com as crianças”.