“Certamente, nunca é tarde demais para redescobrir o encantamento infantil. O modo mais eficaz de conectar as crianças com a natureza é também conectar-se à natureza. Se mães, pais, avós ou outros responsáveis já passam tempo ao ar livre, podem passar ainda mais; podem tornar-se observadores de aves, pescadores, praticantes de caminhadas ou jardineiros. Se as crianças perceberem um verdadeiro entusiasmo nos adultos, vão se apropriar desse interesse – mesmo que, quando adolescentes, finjam perdê-lo.”
(Richar Louv, A Última Criança na Natureza)

Encontro Na pracinha de aniversário é sempre muito emocionante para essas famílias daqui.

A gente passa o mês inteiro lembrando de como tudo começou, dos Encontros com poucas famílias, que foram crescendo a cada dia, do engajamento das mães, pais, responsáveis, das crianças e de todos aqueles que abraçaram a ideia do brincar em contato com a natureza, mesmo na cidade grande.

Desta vez não foi diferente. Ocupamos, junto com centenas de famílias e com imensa alegria, o Parque Marcos Mazzoni, no bairro Cidade Nova, sábado passado.

O Mazzoni foi palco do 5º Encontro Na pracinha, e sediou também a 29ª edição do evento. Um espaço que integra a história do brincar ao ar livre em Beagá. E ele estava ainda mais lindo com o colorido da Brincar Lá Fora, que criou uma decoração especial para o aniversário.

Neste evento, diferentemente do primeiro, ocupamos todo o parque, oferecendo ainda mais conforto a cada família que estivesse passeando por lá – foi a coisa mais linda ver tantos pequenos circulando por um espaço tão querido e bem cuidado.

No gramado do parque, as crianças se divertiram na Brinquedoteca da Traquitana e com os brinquedos heurísticos da Manto Infância, na “Invenção e Descoberta do Brincar”. Afinal, gostoso mesmo é inventar e brincar junto à natureza, né.

Passeando, foi possível se deparar com uma “Paredinha Natural”, um painel criado pela Ora Bolinhas entre as Palmeiras. E as crianças foram os artistas que, a cada novo elemento inserido no painel, mudavam um pouco a obra de arte – assim como acontece na natureza.

Sob frondosas árvores, os pequenos decoraram charmosas cabacinhas na oficina do Na Villa e, com o Aconchegos Berçário, cada criança saiu com o registro da própria mãozinha, num quadrinho personalizado por eles mesmos, lembrando que todos nós precisamos cuidar bem da mãe natureza para viver.

A Corre Cutia criou lindas Mandalas de argila com as crianças e o Programa Pepo desafiou a meninada com a Boca do Dentinho Saudável, onde elas treinaram o alvo com muitas frutinhas.

A música, como de costume, fez parte desse Encontro especial com a presença do Músico Pai e os “Meios de Transporte, brincadeiras musicais”. A Brincanto também divertiu a meninada “Cantando a Natureza” e os queridos da Cia Pé de Moleque divertiram as crianças com “Histórias de Cantar e Contar”. Foi uma delícia!

Ah, e rolou até um aviãozaço no Parque! As crianças montaram seus aviõezinhos de papel com  o Pequeno Pajé e soltaram todas juntas, numa pista de decolagem super legal.

E ainda teve a biblioteca do Instituto DuBem aberta para todos! Para terminar o evento espalhando o verde e a alegria por aí, a Trakinagem fez com os pequenos bombas de semente de girassol.

Foi uma manhã inesquecível. E pra lembrarmos com carinho de cada detalhe, a Tanto Mar Fotografia nos emocionou com o registro abaixo, confere só.

Ficha Técnica
:: Cenografia: Brincar Lá Fora
:: Meios de Transporte, brincadeiras musicais com o Músico Pai
::”Paredinha Natural” com a Ora bolinhas
:: Brinquedoteca com a Traquitana
:: “Invenção e Descoberta do Brincar” com a Manto Infância (para bebês)
:: Papagaios caixotinhos e super avião de papel com o Pequeno Pajé
:: Brincando com Argila com a Trakinagem
:: Mandala da natureza com o Corre Cutia
:: Cabacinha Na Vila
:: Filhos da Natureza com Aconchegos Berçário
:: Boca do Dentinho saudável como Programa Pepo
:: Biblioteca do Instituto DuBem
:: “Cantando a natureza”, com Grupo Brincanto
:: “Histórias de Cantar e Contar” com Cia Pé de Moleque
:: Fotos: Tanto Mar Fotografia

Confira o álbum com mais registros, clique aqui