Esperamos vocês nos próximos 5 anos!
Esperamos vocês nos próximos 5 anos!

Em março, O Na pracinha completa 5 anos de brincadeiras por Belo Horizonte. Estamos muito felizes porque, ao revisitar tantos momentos desse projeto em nossa memória, percebemos como foi uma mudança transformadora para as nossas famílias.

A natureza sempre esteve presente em nossas infâncias, seja na cidade ou no campo. Acreditávamos – e hoje ainda mais – que uma infância saudável era vivenciada com brincadeiras ao ar livre, na natureza, sem pressa, como na nossa época de criança. Uma infância feliz era aquela que podia ser compartilhada com a família e os amigos pelos espaços que a nossa cidade tem para nos oferecer. Este era o nosso pensamento quando decidimos criar o Na pracinha.

Em 2012, éramos recém-mães, ávidas por conteúdos voltados para o universo infantil. Trocávamos dicas por e-mails e em nossos passeios por pracinhas da cidade. Foi então que decidimos levar os questionamentos para uma plataforma virtual.  Como os passeios já faziam parte de uma rotina com as crianças, resolvemos sair por aí, avaliando os pontos positivos e negativos de praças e parques da cidade, relatando todos os cantinhos para quem, assim como nós, queria curtir a infância de seus pequenos em contato com a natureza na cidade. Outros pais se identificaram com a ideia e, quando percebemos, lá estávamos nós, realizando encontros brincantes pela cidade afora.

O Na pracinha, inicialmente, surgiu como um blog para compartilhar dicas e opiniões sobre inúmeros assuntos. Hoje, tornou-se um movimento de incentivo ao brincar livre, perto da natureza e em família. Um movimento que acredita que é através do brincar que a criança se expressa, aprende, convive, experimenta, percebe o mundo, se desenvolve cognitiva, afetiva e socialmente. Que valoriza o brincar espontâneo, livre, próximo à natureza e em todos os lugares: em casa, no parque, na praça, no museu, na escola. 

Ao todo, já foram realizados 45 eventos brincantes, entre Encontros, Estações Sensoriais, Piqueniques LiteráriosMusicais e Feiras de Trocas de Brinquedos. Mais de 80 coberturas de parques, praças e museus estão na plataforma digital para que mais e mais famílias possamos vivenciar Belo Horizonte com as crianças.

Para a gente, o Na pracinha ressignificou a relação com a cidade. Colecionamos memórias por vários cantinhos. projeto promove a felicidade da forma mais simples e pura, pelos sorrisos que são compartilhados conosco, e a gente comprova isso a cada edição de evento realizado.

Agradecemos a todas as famílias que têm passeado com a gente durante esses 5 anos pelas praças e parques de Beagá, que têm feito dos seus finais de semana um momento para curtir junto e estreitar os laços com os pequenos e com a cidade.

Deixamos o convite para continuarem passeando com a gente. Ainda há muitos novos lugares para conhecer e explorar. Vamos brincar lá fora!