Março é um mês especial pra gente! Estamos comemorando 5 anos de brincadeiras nessa praça <3
E para celebrar, vamos piqueniquear – afinal, a gente ama!

No próximo domingo, das 10h às 11h30, os jardins do Museu Casa Kubitschek receberão o Piquenique Literário Na pracinha, convidando as famílias a curtirem uma boa literatura com os pequenos. O Museu Casa Kubitschek fica na orla da Pampulha, foi construída na década de 40 para ser a residência de final de semana do então prefeito de Beagá, Juscelino Kubitschek e tem um jardim que é um aconchego só.

E é nesse lindo espaço, entre jabuticabeiras e várias plantas escolhidas por Roberto Burle Marx, que vamos apreciar uma boa leitura em família. Além dos livrinhos, que estarão espalhados pelo gramado, teremos a oportunidade de visitar a residência que foi de JK. Já passeamos por lá, espia AQUI o nosso post de cobertura, para conhecer melhor essa linda casa modernista (e dá uma olhadinha nas orientações para a visitação do espaço no final deste post).

Sentados no gramado, curtindo a manhã em família, vamos ouvir a história do Bonequinho Doce – o famoso personagem de Alaíde Lisboa – com as meninas da Casa de Lua.

As crianças também poderão trocar seus livros no Piquenique Literário. Afinal, uma historinha que já foi lida muitas vezes pode ser uma novidade e tanto para outro amiguinho.

Os jardins da Casa Kubitschek, que vão receber o Piquenique Literário Na pracinha <3

Programação:

10h: 1ª visita guiada na Casa + piquenique nos jardins + troca troca de livros
10h30: 2ª visita guiada + piquenique nos jardins + troca troca de livros
11h: Contação de histórias Casa de Lua

Como funcionará o troca-troca de livros?

  • Cada família será responsável pelo seu cantinho de troca. Quando uma criança se interessar por determinado livro, deverá tentar a troca com o dono, ou seja, trocar o livro que trouxe pelo que quer levar para casa. Se não for de interesse das duas, a troca não irá acontecer, afinal, todos têm que ficar satisfeitos.
  • Vale trocar dois por um, vale a troca triangulada (João troca com Maria, que troca com Inês, que troca com João). A ideia é incentivar o diálogo entre as crianças. Para os pequetitos, vale a ajuda dos pais, porém, todos precisam entender que o mais importante não é o valor do livro, mas o ato.
  • O livro ou gibi deve estar em bom estado, sem faltar páginas, rasgado ou riscado. E deve ser infantil, para alegrar as nossas crianças. Não vale livros de estudo.
  • Não se esqueça de conversar com seu filho sobre a atividade, é importante que ele entenda sobre a troca.

Esperamos vocês! Vamos ler, ouvir e contar histórias?

Então, anote aí:

Piquenique Literário Na pracinha

:: Dia: 12 de março
:: Horário: 10h às 11h30
:: Local: Jardins do Museu Casa Kubitschek (Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 – Pampulha)

Importante:
*não é possível estacionar na Orla da Pampulha, desta forma, vale parar o carro na Av. Fleming e ir caminhando com as crianças pelas margens da Lagoa. São apenas 2 quarteirões.

*O Piquenique será realizado pelas próprias famílias, que serão responsáveis pelo seu lanche. Quer saber como se organizar, quais lanchinhos levar? Confira nossas dicas AQUI.

___________________________________

Orientações de visitação da Casa Kubitschek: 

Você vai visitar uma casa especial, uma Casa Museu. Tudo que você encontrar ali dentro é parte do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, de Minas Gerais e do Brasil. Pela natureza delicada dos móveis e jardins, solicita-se que todos tenham atenção às regras de visitação: 

. não tocar nos móveis e objetos
. não assentar nos móveis
. não utilizar as torneiras e pias
. não se debruçar ou colocar objetos sobre as bancadas
. não entrar com alimentos e bebidas no espaço interno da casa
. a beleza e alegria dos jardins dependem do respeito de todos – é proibido colher flores e jogar lixo fora dos locais apropriados
. há muitos vidros e objetos delicados em exposição, além de dois espelhos d’água nos jardins do Museu, por isso é muito importante que as crianças permaneçam sempre acompanhadas por um adulto que possa orientá-las. Não é permitido correr nos espaços internos e externos”