“Através dos estímulos do tato, olfato, paladar e audição, o bebê começa a explorar e comunicar com o que está à sua volta, com isso conhecem melhor o seu corpo e seus movimentos. Para desenvolver essa habilidade de perceber e usar seus sentidos de forma completa, ele precisa experimentar um pouco de tudo”
Mariana Lacerda, terapeuta ocupacional que está sempre conosco nesta Praça

Experimentar um pouco de tudo? Na Estação Sensorial Na pracinha os bem pequenininhos tem essa oportunidade no melhor cenário: a natureza!

A última edição do evento mais fofo que a gente promove foi pura sensação. O palco sensorial para a experimentação foi o Roberto Burle Marx (parque das Águas), que ganhou as mais diversas cores com a cenografia da Brincar lá fora.

Os bebês e menorzinhos experimentaram as “Texturas da Cozinha” na Instalação da Aldeia Jabuticaba. Teve arroz, feijão, fuzil, talharim, mandioca, chá mate, cravo da Índia, repolho, couve, berinjela, abobrinha, inhame, vagem, quiabo, farelo de milho e milho de pipoca, passando de mão em mão e provocando as mais diversas reações. Tudo misturado com grama, água e terra …

A gente já falou muito por aqui da importância do brincar com objetos não estruturados – os brinquedos heurísticos. E na oficina da Manto Infância, os elementos comuns em nosso cotidiano despertaram a descoberta e invenção do brincar pelas crianças. Novas funcionalidades para velhos objetos, sabe como?

Leitura para bebês? Sim, isso é muito bom para os pequenos! Com a Ciranda de Roda, as famílias compartilharam tempo junto, e os pequetitos puderam vivenciar de forma curiosa histórias direcionadas para sua faixa etária. Olhares atentos e muitas reações surpresas divertiram a turminha.

No gazebo permeado pelos cachos de Jade, o Grupo BrinCanto colocou todo mundo para brincar com a voz. Os mais diversos sons e canções entoados pelos pais, avós, tios, irmãos e pequeninos. Uma lindeza só.

Os registros feitos pelo nosso amigo Fabiano Aguiar mostram um pouquinho de como esse evento é especial – nem acabamos de editar o post e já torcemos pra que a nova edição chegue rapidinho, e vocês?

 

 

 

 

 

Até breve, gente!
Até breve, gente!

 

Confira todas as fotos aqui