Quanta coisa linda!
Quanta coisa linda!

Nas férias de verão, participamos de uma brincadeira de trocas proposta pelo Ser Criança é Natural: as caixas da Natureza. Enviamos elementos naturais que recolhemos ao longo de nossos passeios para duas famílias de diferentes lugares do país, e também recebemos duas caixas vindas do Estado de São Paulo.

 Aproveitamos as viagens de férias, para buscar preciosidades também das cidades que visitamos. A brincadeira rendeu passeios ao ar livre, tempo junto em família, conversas curiosas sobre os elementos naturais e muito aprendizado de forma bem divertida.

A edição de outono já está com as inscrições abertas (até 24/04), que tal participar? Funciona assim: cada família escolhe itens que revelem a natureza ao seu redor (bairro ou cidade), organizando-as em uma caixa com muita criatividade e enviando-a para outra família. Quem envia uma caixa, recebe outra, vinda de outro canto do Brasil.Trata-se de uma ação de troca entre famílias do Brasil todo. O valor da inscrição é de R$ 10,00, e a família é responsável pelos valores de postagens.

Estar do lado de fora é sempre estar em um novo espaço, por isso, a brincadeira acontece uma vez em cada estação do ano, confira:
Edição Outono – Inscrições até 24/04
Edição Inverno – Inscrições de 26/06 a 10/07
Edição Primavera – Inscrições de 25/09 a 16/10
Inscreva-se aqui

A caixa da natureza de Cecília e Olívia

A caixa da natureza de Sara e Raul


Tesouros recebidos recolhidos com carinho pela Clara e Bruno

O período entre a nossa postagem e a chegada da outra caixa foi de grande ansiedade para as meninas. Cecília ficou extasiada ao abrir as surpresas preparadas pela Clara e Bruno, de São Paulo. Eles transformaram os elementos naturais em jogos e temos nos divertido muito com as brincadeiras.


A natureza na vida do Pedro

Sara aguardou ansiosa a chegada da Caixa da Natureza. De onde ela vem, mãe? O que terá dentro? Finalmente a caixa chegou, vinda de Cotia, cheia de preciosidades. O Pedro, de 5 anos, coletou pedras, conchas, atá areia da praia que ele visitou foi enviada, assim como um raminho especial, fofinho, parecido com uma vassourinha – o preferido da Sarinha. E a caixa foi especialmente decorada por ele, toda pintada, bem colorida. A gente adorou e já estamos ansiosos pela Caixa da Natureza de Outono!

A natureza de Cotia, pelo olhar do Pedro
A natureza de Cotia, pelo olhar do Pedro

“No nosso imaginário, a natureza se traduz em espaços verdes, mas na verdade deve ser compreendida como espaços ao ar livre. É preciso perceber que na cidade existe sim natureza. Tomar banho de chuva já é uma experiência de encantamento. A natureza na cidade está em todo lugar” – Lais Fleury, diretora do Projeto Criança e Natureza

Aproveite a oportunidade, participe da brincadeira e aproxime seus pequenos do ambiente natural.