Foto: Patrícia de Sá
Foto: Patrícia de Sá
A cada dia, mais famílias tornam-se adeptas do brincar lá fora, se divertindo em praças e parques da nossa cidade. Muitas vezes, os pais aproveitam o momento para levar um lanche ou mesmo fazer um piquenique – que delícia! Atendendo a pedidos, sugiro opções para lanches práticos, seguros e saudáveis para brincar na pracinha. É importante sempre fazer uso da bolsa e potes térmicos para acondicionar os alimentos.

Para passeios curtos (uma manhã ou tarde)

– pão de queijo puro ou recheado (sugestões: frango com requeijão, cottage com passas, queijo e geleia de frutas); – pãezinhos diversos (7 cereais, francês, de leite, de abóbora, de batata etc) com recheios (requeijão, queijo, cenoura ralada etc);
– frutas (evite a salada de frutas, pois é bem perecível);
– frutas secas. Para crianças maiores, barrinha de cereal caseira;
– bolos diversos já cortados em pequenas fatias (fubá, cenoura, simples, limão etc);
– cookies caseiros (banana, aveia, canela);
– sucos de frutas naturais ou com vegetais, por exemplo, abacaxi com hortelã, acerola com couve, manga, maracujá etc;
– muita água!

Evite 

Se o passeios for mais longo, ocupando grande parte do dia, e os alimentos forem deixados muito tempo fora de conservação, é melhor evitar: carnes e produtos cárneos (frango desfiado, carnes prontas etc); embutidos (salame, presunto, salsicha etc); queijos brancos; peixes e alimentos marinhos; molhos (mesmo industrializados); ovos e alimentos que contêm ovos em excesso ou crus (tortas doces, por exemplo); sucos de frutas perecíveis: laranja, mamão, melancia, além da água de coco.

É hora do piquenique! Foto: Dynele Coelho
É hora do piquenique!
Foto: Dynele Coelho

Uma maneira interessante para facilitar a dinâmica do lanche, é separá-lo em “lancheiras” individuais, como sacolinhas, montando, por exemplo: 02 mini sanduíches + 1 fatia de bolo + 1 fruta + 3 cookies e assim colocar na bolsa térmica já organizado. O suco pode ir na garrafa térmica mesmo, com gelo. É importante destacar que a quantidade citada acima é apenas uma sugestão. já que cada criança consome quantidades variadas de acordo com apetite, idade e outros.

Os lanches ao ar livre e em família são uma ótima oportunidade para estimular bons hábitos alimentares, além de ser uma alternativa excelente de socialização da criança.