No último sábado, fomos brincar em um espaço diferente do habitual. O MIS Cine Santa Teresa é um lugar especial, afinal, é o único cinema municipal e gratuito de Belo Horizonte, e fica em uma praça, a Duque de Caxias. Foi uma tarde muito agradável, em que pudemos resgatar as mais queridas lembranças de nossas infâncias, com cantigas de roda e compartilhar esse momento com as crianças. O filme “Dentro da Caixinha” conta a história de três irmãos que vão passar as férias da casa da avó e são surpreendidos com o baú de lembranças e com as divertidas brincadeiras de roda proposta pela simpática senhora.

A gente também brincou de roda com a Aldeia Jabuticaba na praça. Tradicionais e novas canções foram entonadas com a participação do querido Isaac da Pé de Moleque, para que todo mundo curtisse junto: Vasinho de flor, Olá como vai, Zás, Yappo, Pezinho na Barca, Amassa o Pão e Camaleão – quem conhece?
Durante a exibição do filme, olhinhos atentos não desviavam a atenção da telona, e durante o bate-papo com os atores pudemos perceber como as crianças ficaram curiosas com o enredo. Como nossos pequenos são espontâneos, gente! “Taxista, você dirige de verdade?”; “A vovó sabe fazer crochet mesmo?”; “Vocês são irmãos?”; “Você usa óculos também?”. E com tantas indagações, ficamos sabendo, por exemplo, que a caixinha do filme está exposta lá no Museu dos Brinquedos – na próxima visita, não deixe de conferir! O filme também tem pracinhas entre suas locações e o diretor Guilherme Reis nos contou que brincaram no bairro da Graça e no Esplanada – e o nosso coração se encheu ainda mais de carinho por este filme.

Já torcemos para repetir esse evento em breve, e vocês? E claro, logo, logo por aqui, vamos contar mais sobre esse cinema tão legal. Por agora, confiram um pouquinho da tarde especial nos registros da Renata Dugulin: