“Como assim?  Meu filho não chupa dedo, nem nunca chupou bico!”
Às vezes causa surpresa, mas não é só chupeta ou dedo na boca que levam a alterações dentárias.
Os hábitos de postura de lábios, tais como morder constantemente o lábio inferior ou mesmo só mantê-lo atrás dos dentes superiores, podem causar más posições dentárias e até mesmo alterações no formato das arcadas, ou seja, da parte óssea. Outro hábito que pode levar também a alterações nas posições dentárias e arcadas é a posição alterada da língua,interpondo-se entre os dentes.

Mas por que a criança vem a desenvolver esses hábitos?
Alterações no formato e no relacionamento entre as arcadas superior e inferior podem facilitar o aparecimento desses hábitos. Nessa situação, essa interposição da língua ou a alteração na postura de lábios ocorrem simplesmente porque a criança não consegue fechar os lábios passivamente, isto é, sem fazer força.

A permanência dessa interposição de lábios e língua por longos períodos  é capaz de levar os dentes para fora da posição adequada.  Para a remoção do hábito de interposição são indicados aparelhos ortodônticos.
Tanto o odontopediatra quanto o ortodontista, aliados muitas vezes ao fonoaudiólogo, podem identificar tais alterações, realizando as intervenções necessárias.