Foto: Duorama

Imagine uma casa em que as crianças são recepcionadas por uma instalação de bambu, que remete a uma enorme cobra, presa ao teto e toda colorida com fitas. Onde a maioria dos brinquedos, livros, suportes, equipamentos, valorizam a artesania, o feito a mão, criações de artistas brasileiros. Onde um pneu de trator faz o papel de pula-pula. Onde encontramos uma casinha também de bambu que ora recebe instrumentos musicais, ora ganha brinquedos que seus visitantes desejarem. Onde há uma burrinha pra brincar! Onde as crianças podem se fantasiar como leão, coruja e até lobo guará! Podem brincar na areia, praticar jardinagem, experimentar a musicalização. Vivenciar as diversas manifestações artísticas de forma intuitiva e natural, sem esta de técnica certa ou errada. Experienciam diferentes materiais para estimular os os sentidos e sensações em muitas instalações. Criam, recriam através de materiais reciclados ou reaproveitados. Um espaço para sentantes, engatinhantes, andantes e pequenos brincantes até os 6 anos, e para os pais, mães, irmãos, responsáveis, cuidadores, toda a família.

Na Aldeia Jabuticaba, as crianças exploram o espaço para brincar de forma livre e espontânea, criando as próprias brincadeiras. Não há separação de turmas por idade, o que permite a socialização e o compartilhamento do espaços, dos objetos – do jeitinho que o Na pracinha curte. A equipe de brincadores é composta por profissionais de diversas formações que auxiliam na orientação e oferecem atividades lúdicas ligadas às culturas das infâncias brasileiras.

Sabemos que a primeira infância é a fase mais importante da vida das crianças, seja no desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo. Pensando nisso, a Aldeia Jabuticaba propõe atividades ligadas à cultura da infância e que promovam a interação com os pais, responsáveis e cuidadores. A proposta é que todos brinquem, deixando a correria do dia a dia do lado de fora e vivenciando a ludicidade com as crianças. Afinal, brincar junto é bom demais. Mas, se por ventura, você tem uma reunião importante, pode deixar as crianças brincando com eles. Ou então, você pode ir trabalhar no espaço co-working Café da Aldeia, ou até mesmo marcar a reunião lá. Enquanto as crianças se divertem à beça, você estará próximo, acompanhando e se dedicando ao trabalho, uma ótima alternativa para nós, mães e pais empreendedores.

Idealizada pelos pais da Alice e do Miguel, Pollyanna e Eduardo, como um lugar dedicado à infância plena, ao livre brincar e ao desenvolvimento integral, com a presença e participação consciente da família, a Aldeia Jabuticaba tornou-se uma relevante produtora cultural, promovendo ações pela cultura da primeira infância em nossa cidade. É responsável por um dos blocos infantis mais animados – Bolinha Preta, por espaços para brincar e instalações em museus e centros culturais. Faz uma curadoria especial de produtos para a infância feitos por produtores locais e disponibilizados em sua lojinha – garantia de presente de qualidade e especial <3

É possível comemorar o aniversário das crianças {a gente já festejou por lá, confere aqui} durante a semana em um grupo pequeno de amigos, ou durante o final de semana, com a família toda! Há também a possibilidade de promover um evento relacionado à infância em seu espaço {um dos lançamentos do Beagá pra Brincar aconteceu na casa, espia aqui}.

Uma casa para brincar e para conviver em família. Uma produtora cultural para pensar a infância em sociedade. Esta é a Aldeia Jabuticaba.

___________________________________________________________________

Quer conhecer?
R. Orange, 30 – São Pedro
Tel.: (31) 31661618
FB: fb.com/aldeiajabuticaba
instagram.com/aldeiajabuticaba
www.aldeiajabuticaba.com.br
Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 9h às 18h
Para crianças de 0 a 6 anos
 “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”

Fotos: Patrícia de Sá, Tanto Mar, Duorama  e Junia Chaves

 

{atualizado em março/18}