Essa brincadeira foi feita no quintal do vovô, na última férias de verão.
Mas você pode realizá-la em qualquer espaço natural – seja um parque, uma praça, um jardim ou até mesmo um pequeno canteiro da vizinhança, e em qualquer época do ano.

Como funciona:
1. convide as crianças a escolherem de 5 a 10 elementos que elas quiserem naquele ambiente natural. Pode ser folha, flor, graveto, o que preferirem.
2. Circule pelo ambiente com elas e observe o que chama a sua atenção. Aproveite para perguntar se sabem o nome da árvore a que pertence aquela folha, ou a espécie daquela flor escolhida. Tudo é motivo para despertarmos o interesse dos pequenos.
3. Depois de escolhidos os elementos, entregue uma folha em branco e uma cola bastão para cada.
4. Incentive as crianças a criarem sua colagem da forma como preferirem. Ofereça também lápis de cor, para que complementem como quiserem a sua arte.
5. Pronto! Agora é só expor o resultado!

A natureza traz uma infinidade de possibilidades para as crianças deixarem fluir a imaginação. Esta atividade é bastante simples, mas tem seu valor quando se percebe que por meio dela, a criança utiliza a criatividade, exerce a coordenação e tem contato com o natural, buscando um vínculo que anda perdido por aí. A gente curtiu e temos certeza que os pequenos daí vão se divertir bastante também.