Certamente você, quando criança, brincou no quintal. Talvez em sua casa, ou na da avó, ou quem sabe, na de um tio ou vizinho. Sentiu o cheiro da grama, correu na horta, acompanhou as formigas, contou passarinhos, espiou novos visitantes, colecionou flores, inventou castelos, pulou amarelinha, brincou livremente. E seus filhos, já brincaram no quintal?

Belo Horizonte conta com uma espaçosa casa amarela da década de 50, de amplas janelas e com um laguinho na frente, daqueles lugares que a gente quer morar, sabe? Com um delicioso quintal pra brincar, com um gramado verdinho, uma casinha, uma horta, árvores frutíferas, e uma praia – um super tanque de areia de 6mx5m para a meninada se esbaldar. É o Espaço Corre Cutia.

Sim, a livraria mais bacana de Beagá se transformou em uma casa pra brincar – e já completou 1 aninho! Com a vivência das colônias de férias e do dia a dia das atividades promovidas, as sócias Cristiane Melgaço e Luciana Santiago, perceberam que a brincadeira livre, espontânea e característica da infância não tinham muito lugar na vida das crianças e que, tanto os pequenos, quanto os pais, no fundo, desejavam isso. As atividades extra-escolares que elas participavam eram sempre muito direcionadas e com objetivos específicos, criando uma agenda de gente grande. Além disso, muitas estavam sempre confinadas em suas casas ou entretidas com uma infinidade de telas. Foi pensando na importância de uma infância rica em todos os sentidos que elas criaram esse espaço tão especial.

 

O Espaço Corre Cutia oferece brincadeiras e atividades para a família toda. As crianças, de 1 a 10 anos, podem frequentar o espaço sem a presença dos pais, participando das manhãs ou tardes de brincadeiras no espaço. Em cada turno é oferecida uma aula especializada – Música, Capoeira, Circo, Jardinagem, Culinária, Corpo e Movimento – onde o mais importante é o contato das crianças com elementos da aula do dia e que elas sejam protagonistas. Ou seja, que compartilhem os conhecimentos que já possuem e, de forma ativa, experimentem, inventem e criem com liberdade. Nos finais de semana acontecem eventos abertos como piqueniques, contações de histórias, apresentações culturais e muitas brincadeiras.

Brincadeiras tradicionais como pular corda, balançar, jogar queimada, brincar de roda, construir castelos de areia, pisar e rolar na grama, subir em árvores, comer frutas do pé, descobrir os bichinhos que moram no quintal, tomar banho de mangueira no verão, brincar de faz de conta, de casinha e na terra fazem parte do dia a dia e são para todas as idades.  A casa conta ainda com galpão de artes, espaço para bebês, biblioteca, sala da fantasia, do faz de conta, de oficinas e de música. Também há uma sala com diferentes tipos de jogos coletivos para as crianças mais velhas, que já estão interessadas em outras vivências.

A equipe do Corre Cutia é formada por psicólogas, pedagogas, educadores e professores especializados que compartilham do mesmo ideal de infância do projeto. Estão sempre disponíveis e envolvidos com as crianças para atender com cuidado e dedicação às necessidades afetivas, emocionais, fisiológicas, sensoriais, motoras e cognitivas dos pequenos. Além da disponibilidade para escutá-las e do acolhimento afetuoso, estes profissionais criam atividades e brincadeiras lúdicas e instigantes, para favorecer a criatividade e a espontaneidade nesta fase da infância.

Para brincar por lá,  é necessário que a criança esteja matriculada (dias fixos), ou que seja feita inscrição prévia (dia avulso),  as crianças precisam levar apenas uma roupa extra e uma garrafinha de água, além de muita disposição para as brincadeiras! O lanche saudável e gostoso, com alimentos fresquinhos, é por conta do Corre Cutia. Que tal dar um passeio?

 

“Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade

das tartarugas
mais que a dos mísseis.
Tenho em mim
esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância
de ser feliz por isso.
Meu quintal
É maior do que o mundo.”
Manoel de Barros




Quer conhecer?
R. Eduardo Porto, 280 – Cidade Jardim
Telefone: 2516 0883
www.espacocorrecutia.com.br/

Fotos: Patrícia de Sá e Luciane Guirlanda