A partir de hoje, o Sesc Palladium receberá a Exposição “A criança e a imaginação da matéria”, do educador e artista plástico Gandhy Piorski. São 300 objetos construídos por crianças a partir de sucatas. O conjunto expressa o poder inventivo, irreverente e despretensioso do ato de brincar. Um convite para desvendar um universo único, concebido pela efervescência criativa do imaginário infantil, onde tudo é possível.

“Nessa exposição estão expostos brinquedos feitos com materiais da indústria. Mas não qualquer material, são sucatas inteligentes, como um freio de bicicleta – que abre ramos na imaginação e evita o linear. É preciso criar encantamento nas matérias, porque a imaginação é do reino do encanto, ele que acorda o interesse vivo em criar.” – Gandhy Piorski, para o Instituto Alana

 

Gandhy Piorski é pesquisador das práticas da criança. Realiza pesquisas nas áreas de cultura, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. A exposição é uma realização do Sesc, com curadoria e expografia de Gandhy Piorski, pesquisa de Gandhy Piorski e Ana Caldatto, produção de Belmira Produtora e apoio cultural do Alana.

 Programação

7/6 a 23/7: Exposição A criança e a imaginação da matéria, de Gandhy Piorski

9/6, 19h: Palestra A criança, a matéria e o sonho, com Gandhy Piorski
A palestra propõe uma breve investigação sobre o impacto que as matérias primas e as formas provocam na criança, a partir de seu campo sensório e até a profundidade de sua vida simbólica. A inteligência imaginadora das crianças pode ser vitalizada pela qualidade da experiência material. O evento acontecerá no Teatro de Bolso e a entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso 30 minutos antes. Espaço sujeito a lotação.