Foto: Val & Wander

Junho chegou e junto dele temos a celebração das festas Juninas! As escolas, as praças, a cidade se enchem de cor e criatividade com os poemas de alegria expressos nas festas juninas. Que tal ir junto com a criançada se divertir, brincar e se alegrar?

Junho também é uma época mais fria, o que nos convida a aquecer os corações, e os arraiás representam esse convite. São as meninas de vestidos arrumados, os meninos de jeans e camisa xadrez, adultos de chapéu de palha, época de se fantasiar. É gente animada e fogueiras que aquecem e quase alcançam o céu de tanto que encantam a meninada.

Além dos bolos típicos (milho e fubá), caldos, pipoca, canjicas, barriquinhas para todo o lado, as festas juninas são lugar de encontro das famílias, dos amigos, dos membros da escola, da cidade. É uma festa também que reúne elementos da cultura, da religião e da dança. A criançada vai se divertir muito com os jogos, brincadeiras, danças e é diversão garantida.

E você já se planejou para levar os pequetitos em alguma festa junina? Que tal reunir a família e pensar sobre as possibilidades. Além de ser um lugar de encontro e celebração, as festas juninas podem ser um grande espaço para o exercício da cooperação, solidariedade e ocupação dos espaços públicos, como praças e ruas. Você já pensou nisso? As ruas e as praças nesta época podem ser verdadeiros e grandes quintais cheio de espaço e esperança para a criançada se divertir, aprender e brincar.

Além disso, você leitor (a) pode fazer uma festa junina entre amigos e família. É um tema que agrada não só as crianças como também nós adultos. É uma festa alegre, colorida e divertida. ‘Bora para brincadeiras da festa? Que tal dançar quadrilhar? É um momento de um criar e um celebrar conjunto! Não perca tempo e procure, junto com as crianças, um “quintal junino” mais próximo da sua casa!

Quer saber o calendário de arraiás de Beagá? Espia aqui.