A Semana Infância e Consumo em BH contará com documentários, debates, oficinas e shows e é organizado pelo movimento Rebrinc pelo Brasil – Eventos Colaborativos pela Infância.

De 6 a 9 de junho, acontece a exibição de quatro documentários da Maria Farinha Filmes: Criança, a Alma do Negócio, Território do Brincar, Tarja Branca e Muito Além do Peso. Após as exibições, que acontecem sempre às 19h, haverá debate com especialistas sobre os temas dos filmes (confira no cartaz).

Para Desirée Ruas, integrante da Rebrinc e organizadora do evento em BH, “o debate contribui para que os educadores possam levar os filmes para a sala de aula como instrumento pedagógico. As produções estimulam o pensamento crítico sobre a publicidade, sobre os apelos para o consumo, a adultização e a importância do lúdico na infância. E para as famílias, ter contato com os documentários estimula o cuidado com as crianças, com o consumo e com o brincar”.

No sábado, dia 10 de junho, a programação foi pensada para reunir crianças e adultos na reflexão sobre a infância, o brincar e o consumo por meio de músicas, histórias, oficinas e bate-papos:

Das 10h às 16h: Instalação lúdica da Aldeia Jabuticaba “Sentir o mundo – Cama de gato e outras explorações”;
Às 10h: os Voluntários Brincantes apresentam “Brinquedos e os Barbantes Cantarolastes , com Rodrigo Libando e Marcos Maia.
Às 11h15:  Bate-papo “Mesada e Educação Financeira Sustentável: uma reflexão para pais e filhos”, com Adriana Fileto, economista e mestre em Administração
– Às 14h: 
Show “Trem de histórias”, com o educador e contador de histórias Paulo Fernandes
Às 15h15: Bate-papo “Educação Financeira Sustentável e consumismo infantil”  e Oficina “Jogo da Boa Compra”, (para crianças a partir de 5 anos) – com Adriana Fileto

Indicação etária livre
Entrada franca
Sujeito à lotação