Este ano, Raul e Sara tiveram uma festinha na cidade grande, mas com cara de interior.

Comemoramos os 6 anos da Sara e os 2 aninhos do Raul junto com o Soldadinho de Chumbo e a Bailarina, em um aconchegante quintal, bem no meio do bairro Serra. Um Quintal mesmo, que existe há anos e hoje tem uma pessoa especial para cuidar de cada detalhe seu: a Elisa, cujo pai nasceu e cresceu brincando por ali.

Lá tem tudo que um quintal precisa ter: uma mangueira no fundo, um gramado comprido, um balanço pendurado no alpendre, sombra o suficiente pra conversar, sol na medida certa para se renovar.

E foi numa tarde de domingo que reunimos alguns amigos para comemorar mais essa data especial no Quintal pra Comemorar. A Elisa deixa o espaço, que já é tão aconchegante, ainda mais vibrante com bandeirolas de tecido, cortinas de fitas coloridas e até um velocípede, que foi do pai, ambientando o local durante as festinhas.

Na mesa do bolo, os doces da Raining Sugar contam a história do Soldadinho de Chumbo e da Bailarina por meio de mini cupcakes com toppers de sapatilha, soldadinhos nos biscoitos de palito e tantos outros detalhes, lindos e muito saborosos. Sobre o bolo, uma singela bailarina dança com o soldadinho – a cara dessa duplinha de irmãos que brinca junto o dia inteiro. A gente amou a delicadeza da Luiza e do Mateus, que prepararam com tanto carinho os doces artesanais.

Para os amiguinhos com restrição alimentar, a Chocolate Lab levou seus doces especiais: cajuzinho vegan, beijinho de tapioca com ameixa seca e brigadeiro de chocolate nobre (sem glúten, sem lactose, sem açúcar refinado). E sem desculpa pra deixar de saborear as delícias depois do parabéns.

Ali sobre a mesa também estavam dois bonecos de pano “cuidando” de cada bandeja dos docinhos  – uma singela bailarina e um simpático soldadinho. Costurados pela Sandra, da O Lobo Fofurices, os bonecos deram um toque especial para a decoração da mesa e hoje, já passada a festinha, são companheiros, em casa, das brincadeiras do dia a dia.

As comidinhas ficaram por conta da Casa do Chef, que preparou tudo de mais gostoso e saudável para os pequenos e suas famílias. Tinha sanduíche tricolor (com patê de frango, cenoura e geleia artesanal de morango), mini saladas, milho no palito, torta caprese (com tomate cereja, queijo canastra e manjericão), mini-hambúrguer (com hambúrguer artesanal, queijo muçarela, alface e maionese de leite e ervas), além de sucos de laranja e de uva. A festinha foi estilo self-service e a turma da Casa do Chef não deixou faltar salgados na mesa de buffet em momento algum. Poder servir um cardápio saudável nos aniversários das crianças sempre foi uma preocupação, desde que a primogênita nasceu. E não tem nada melhor do que sair de uma festinha sabendo que foi possível conversar com quem a gente gosta, curtir um momento especial juntos, e ainda saborear comida leve e que faz bem.

Como era uma festa de quintal, as crianças ficaram livres para brincar do que quisessem. A Traquitana levou sua Brinquedoteca e não demorou para que os pequenos estivessem criando seus enredos na casinha de bonecas, andando com perna de lata, tentando acertar o rabo do burro, pulando elástico, corda, brincando de telefone sem fio. E o mais legal: com os pais envolvidos, participando das brincadeiras. Era pai ajudando o filho a se equilibrar na perna de lata, outro segurando o elástico para aquele salto especial, era mãe escutando aquele caso importante no telefone sem-fio. Afinal de contas, dá pra estreitar os laços com os pequenos em qualquer lugar – inclusive nos aniversários dos amigos, não é?

Para as crianças mergulharem na história do Soldadinho de Chumbo e da Bailarina (nem todos conhecem o enredo, sabiam?), a Alessandra Vissentin apareceu, com toda a sua simpatia e dom para contar histórias. O gramado do Quintal ficou pintadinho de crianças sentadas, atentas e curiosas, acompanhando esse enredo de aventura, que culminou em bailarinas de papel e chapéus de soldadinho para os pequenos.

No final da festa, como forma de agradecer pela gentileza da presença de cada convidado, as crianças levaram para casa uma sacolinha com giz de cera e desenhos do Soldadinho de Chumbo e da Bailarina para colorir. O Kit foi especialmente preparado pela Paula, da Quintal Festas, que costurou cada bolsinha em feltro, deixando esse mimo tão bacana.

As fotos da Laura Fabrini, que nos emprestou seu olhar nesse dia, não me deixam mentir. Olha que delícia de festinha: