O lanche é uma importante fonte de nutrientes e está relacionado, assim como as outras refeições, ao bom rendimento escolar.

Umas das grandes dificuldades das famílias é a falta de tempo e a grande oferta de lanches industrializados pelos supermercados.Infelizmente, um lanche mais saúdavel toma um pouco mais de tempo para ser feito, pois  precisa ser planejado e depois preparado e apesar do industrializado nos poupar o esforço fornece, na maioria das vezes, excesso de açúcar, gorduras e conservantes.

Um lanche para ser balanceado deve ser uma parte do dia alimentar equilibrado. É interessante também ofertar variados grupos de alimentos em quantidade ideal para que a criança se sustente mas que não atrapalhe a próxima refeição: carboidrato complexo (energia de boa qualidade) + gorduras de boa qualidade + proteínas + vitaminas e minerais.

Sugestão para 5 dias de lanche escolar:

1º) fruta + pão de batata + manteiga + queijo;

2º) fruta + bolo de banana + queijo;

3º) fruta + pão de queijo + iogurte natural com mel;

4º) fruta + pão de sal + azeite + ovo de codorna (gema dura);

5º) iogurte natural + frutas picadas + pão de leite + manteiga.

Também pode inserir alimentos mais naturais como: palitos de cenoura, tomatinho cereja, batata doce com mel ou manteiga. É importante que a família se informe se a escola pode refrigerar os alimentos, pois esse fator pode alterar a escolha (iogurte, agua de coco, ovinhos, salada de frutas, etc).

Apesar de um maior tempo gasto, um lanche saudável além de nutrir a criança irá contribuir também com sua educação alimentar e nutricional, formando hábitos saudáveis que vão durar por toda a vida. Vale a pena!