Criança brinca, corre, pula, faz mil e uma artes e, às vezes, leva um tombo.
Muitas vezes a criança cai, bate com a boca e se recupera rapidamente. Mas, após algumas semanas, o dentinho de leite aparece escurecido. Neste caso, é importante procurar o Odontopediatra, dentista especialista em criança.

“Mas o dente de leite vai cair!”, você deve estar pensando.  É verdade, mas o dente de leite tem raiz, e o permanente que vai substituí-lo já está se formando, desde a gestação. E ele se localiza bem próximo à raiz do dente de leite.  E o permanente está bem próximo da raiz do dente de leite. O “canal” do dente de leite fica dentro da raiz e tem vasos sanguíneos e nervos. Com o acidente, ele pode sofrer alterações, levando à mudança de cor do dente, desde o amarelo até o cinza. Esse escurecimento pode ser por vários motivos e muitas vezes está associado a uma infecção.
Sendo este o caso, pode ser necessário o tratamento de canal para manter o dente por mais tempo, sem prejudicar a formação do sucessor permanente.  Para o diagnóstico, deve ser feita uma avaliação clínica juntamente com o exame radiográfico. Em alguns casos não é necessário intervir, mas o acompanhamento é indispensável e deve ser realizado até a troca dos dentes. O Odontopediatra está capacitado para acompanhar a criança e orientar os pais.

O dente de leite tem seu tempo de vida, realmente mais curto, mas o permanente, que ainda vai chegar, é que vai “enfeitar” para sempre o sorriso de seu filho!