Foto: Luciane Guirlanda

Com a rotina corrida na qual vivemos hoje, quase não temos tempo de sentar para ouvir as histórias dos nossos amigos e até de nossos familiares. Às vezes, quando saímos para os parques, praças, restaurantes, dentre outros ambientes reservados para o passeio e a diversão, o que é muito presente na cena é o celular.

O celular é uma tecnologia importante que facilita a nossa vida, todavia tem ganhado uma proporção maior que a merecida. Quantas vezes já não nos deparamos com negociações com a criançada para diminuir o uso das telas? Meu convite é para que façamos um análise de nós mesmos, e atenção que direcionamos para o celular, principalmente. Que tal dividir o tempo, contar ou ouvir uma história com a criançada e seus amigos?

Além dos livros que podem ser muito divertidos, a sugestão é brincar de contação de história. E aí é só chamar os pequeninos, fazer uma roda e construir uma história coletiva. Essa atividade, além de desenvolver uma importante habilidade que é a escuta, pode também propiciar criatividade à vontade. É divertido! Para ser um momento bem legal você pode reunir a garotada em uma praça, fazer um piquenique, levar livros que tenham histórias contemporâneas e legais, construindo esse momento de forma lúdica,  em que todos possam contribuir com a leitura com perguntas e sugestões para aquele que conta a história… A roda pode ter muitas narrativas legais!

E você já contou ou ouviu uma história hoje?  Não espere a hora de dormir para ir até o quarto das crianças contar uma. Comece já, pergunte as crianças como foi o dia deles, que histórias têm para contar, que livros gostariam de ler… A leitura é muito importante para o desenvolvimento infantil, e compartilhada em família pode promover momentos agradáveis de solidariedade e cooperação.