A criança carrega consigo comportamentos adquiridos no ambiente familiar. Os hábitos e costumes em relação à saúde bucal são incorporados desde muito cedo, época em que a criança também inicia a vida escolar.

E na construção, valorização e motivação de boas condutas, a escola tem muito a colaborar, sendo o ambiente adequado para adoção de medidas de educação e prevenção. Os modelos de comportamento aprendidos nessa idade são profundamente fixados e resistentes a alterações.

Nas escolas de educação infantil podem ser desenvolvidos programas que, de forma lúdica e informal, trabalham bons hábitos em relação à saúde – higiene bucal e boas escolhas alimentares.

O Odontopediatra é responsável pelas orientações em relação à manutenção da saúde bucal. Os educadores formam um elo entre o dentista e os alunos, sendo agentes multiplicadores do conhecimento.Na escola pode ser desenvolvido um trabalho sistematizado e contínuo, com atividades lúdicas, de acordo com a faixa etária das crianças – teatro de fantoches, contação de histórias, faz de conta, jogos, entre outros.

Utilizando-se estratégias pedagógicas baseadas na educação participativa, as crianças aprendem “brincando” a manter o sorriso saudável e brilhante.