{atualizado em 11/12/17}

Você já participou de uma Cantata de Natal? Assistir a Musicais Natalinos é uma oportunidade para entrar no clima, se desconectar de toda correria do final de ano e permitir que as crianças vivenciem uma experiência musical neste período que nos proporciona tantas reflexões.  Neste mês de dezembro, acontecerão várias apresentações pela cidade, vale acompanhar:

Cantata de Natal: 120 anos de Belo Horizonte
04/12 , segunda, às 11h
Avenida Afonso Pena, 1212 , Centro (Prefeitura – Hall de Entrada)

Fruto das atividades de canto e coral desenvolvidas nas escolas municipais, a Cantata reúne estudantes de 26 escolas, neste evento de culminância do processo.
Entrada franca


Cantata de Natal da ALMG
06/12, quarta, às 19h
Praça da Assembleia

O evento, em sua 11ª edição, reunirá 15 corais de instituições públicas, num coro de 300 vozes, além das participações especiais da Orquestra Opus, do Cravista Antonio Carlos de Magalhães e da soprano Bárbara Penido, que interpretarão canções do repertório natalino universal. No programa deste ano, serão apresentadas obras dos compositores, Camille Saint-Saëns, G. F. Haendel, W. A. Mozart, Antonio Vivaldi, Leroy Anderson, Felix Mendelssohn, Franz Gruber, Joseph Mohr, Vince Guaraldi, Christopher Ayodele, entre outros. O evento será no Largo das Bandeiras.


Cantata de Natal do TJMG
08/12, sexta, às 19h30
Avenida Afonso Pena, 1420 , Centro

No repertório, músicas que marcaram gerações de meninos e meninas, como o tema dos filmes Harry Potter, O Mágico de Oz, Cinderela e do seriado Game of Thrones, além de canções natalinas e composições nacionais e internacionais (de Villa-Lobos a The Beatles). Durante o evento, haverá também inauguração das luzes de Natal do Palácio da Justiça e a triunfante chegada do Papai Noel. Participam crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou vivem em instituições de acolhimento. Eles frequentam aulas de iniciação musical, canto coral e instrumentos musicais, oferecidas pela Coinj do TJMG.


Coral Infantil da Unimed BH | Museu de Arte da Pampulha 
10/12, domingo Às 11h
Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Pampulha

O evento faz parte do Festival Acontece – BH 120 Patrimônio Iluminado, o qual oferecerá uma programação cultural que acontecerá em vários locais celebrando o aniversário da cidade.
Indicação etária livre
Entrada franca


Coral BDMG & Madrigale
12/12, terça, às 19h30
Catedral da Boa Viagem: R. Sergipe, 175 – Funcionários
Indicação etária livre
Entrada franca


Coral BDMG
13/12, quarta, às 19h30
Escadarias do CCBB: Praça da Liberdade
Indicação etária livre
Entrada franca


Concerto de Natal 
16/12, sábado, às 10h
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

O Concerto de Natal do setor Infantojuvenil (BIJU) da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais reúne trechos das principais obras vocais escritas pelos compositores Johann Sebastian Bach (1685-1750), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Georg Friedrich Haendel (1685-1759). A apresentação comentada ficará a cargo dos cantores líricos Ana Carolina de Paula e Eduardo Sant’Anna, acompanhados pelo pianista Marcelo Corrêa.
Indicação etária livre
Entrada franca


Auto de Natal
17/12, domingo, às 11h
SESC Palladium: R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro

Auto de Natal com a Orquestra Ouro Preto e Orquestra de Câmara Sesc.
Ingressos: R$ 10 (inteira)
Vendas: goo.gl/Kua23d


Concerto de Natal Coral BDMG
18/12, segunda, às 19h30
Comunidade presbiteriana Central: R. Suzana Furtado de Oliveira, 6 – Silveira
Indicação etária livre
Entrada franca


Cantata de Natal com Coral da Copasa
18/12, segunda, às 19h30
Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade

O Coral Copasa fez sua estreia em novembro de 1981. Cmposto em sua fase inicial somente por empregados/as da Copasa, hoje conta também com a participação de familiares de empregados/as e de membros da comunidade. O Coral desenvolveu técnica apurada e personalidade interpretativa que o credenciou a realizar diversas apresentações a nível nacional e internacional.
Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.


Coral Canarinho de Itabirito e Coral Infantojuvenil do Cefart – Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado
21/12, quinta, às 18h e 19h30
MM Gerdau – Praça da Liberdade 

O Coral Canarinhos de Itabirito abre a noite,, apresentando o concerto Änima, integrante da série de concertos organizada pelo grupo. Änima é a tradução da nossa Alma. O nome foi inspirado na canção de Milton Nascimento e Zé Renato, e nos convida a fazer uma viagem ao nosso mais íntimo ser interior, um mundo invisível e espiritual que temos escondido em nós mesmos, rico em coragem, vida, afeto, paz e amor.

O Coral Infantojuvenil do Cefart – Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgadoé formado por jovens cantores na faixa etária entre oito e 16 anos, são atualmente dirigidos pelo Maestro Tiago Ferreira na busca de apuro técnico e experimentação.
Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.


Vale sempre conferir os horários e informações referentes a atividade com os promotores. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo e execução das atividades, oficinas e espetáculos de terceiros.