Começo de ano escolar, tanta coisa para se pensar, e mais esta: afinal de contas, tem escovação na escola de meu filho? É importante que nos informemos o quanto antes a este respeito. Algumas escolas adotam programas de promoção de saúde bucal, outras não.

Quando a escola faz opção pela escovação como rotina, ela está trabalhando a formação de hábitos, o que auxilia muito em casa na questão comportamental. A criança que escova na escola junto com os coleguinhas em geral passa a ver este momento como prazeroso. E a hora de escovar os dentes, que em casa muitas vezes é um desafio, pode vir a se tornar mais amena e até mesmo divertida.

Algumas escolas fazem a escovação não rotineiramente, mas trabalhando dentro de um projeto, ou de forma mais espaçada. Outras contam com profissionais especializados que desenvolvem programas educativos de prevenção, muitas vezes com teatro e contação de história dentro do tema.

-A escovação na escola é eficiente?
A escovação na escola não substitui a realizada pelos responsáveis. Tem caráter motivacional. É feita de forma coletiva e nem sempre a professora/ professor ou auxiliar pode dar toda a atenção que o procedimento requer.

-Que pasta de dente eu mando?
Se a criança ainda engole a pasta por não saber cuspir ou simplesmente por apreciar o sabor, a melhor pasta de dente a ser enviada para a escola é a sem flúor.

Em casa a família deve usar a pasta conforme recomendação do odontopediatra da criança. O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Odontopediatria preconizam o uso de pasta de dente fluoretada (entre 1000 e 1450 ppm de flúor) desde o primeiro dentinho, em quantidade mínima (saiba mais aqui).

 -É mesmo necessário ter escovação na escola?
A escovação na escola não é imprescindível para evitar a cárie. O que mantém os dentinhos saudáveis é a organização de horário de alimentação com controle do açúcar, aliado à escovação ao menos duas vezes ao dia com pasta de dente adequada.

A escola que adota a escovação vem a ser uma grande aliada da família na motivação das crianças para os cuidados com a saúde bucal.  A professora é uma figura de referência e o que ela ensina é muitas vezes para a criança uma verdade inquestionável.

É bom poder contar com a escola de nossos filhos! E mais ainda para abrilhantar o sorriso!