Você já ouviu a expressão “Terrible Two”? Nós acreditamos que os 2 anos são um marco positivo na infância e não uma temida “fase”. Esse momento deveria ser considerado maravilhoso, pois é de extrema importância para a criança, em que acontece a primeira manifestação do EU no qual ela se identifica como um ser único e individual.

A mãe, que antes era seu ninho, como se fossem quase a mesma pessoa, agora passa a ser um outro indivíduo. É como se a criança pensasse: “já que não somos a mesma pessoa, por que preciso fazer tudo o que ela quer?” Assim tem início as birras e as manifestações de vontades de forma mais intensa e calorosa. A criança, apesar de ter conquistado essa evolução cognitiva e emocional de percepção da sua individualidade, ainda não consegue organizar totalmente suas emoções e não sabe bem ao certo como expressar essa necessidade de se autoafirmar e de conquistar um espaço próprio.  A criança percebe que precisa buscar seu espaço e se colocar no mundo e é praticando isso, ganhando maturidade nesse exercício que fará com ela seja um adulto capaz de fazer escolhas saudáveis. Hoje, nós temos a chance de agir com mais empatia, acolhendo, compreendendo seus sentimentos e emoções,  ajudando e guiando nesse caminho.

“Os Maravilhosos 2 anos” será o tema da 3ª edição do Entre Nós . Nosso encontro acontecerá no dia 15/04/18, domingo, na Ora bolinhas!  Convidamos Mariana Lacerda, terapeuta ocupacional, pesquisadora em Primeira Infância, educadora parental em Disciplina Positiva certificada pela Positive Discipline Association e Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG.

Foto: Patrícia de Sá
Foto: Patrícia de Sá

Mariana abordará:
* as descobertas dos bebês que tornam maravilhosa a idade dos 2 anos
* a evolução cognitiva e emocional da percepção da criança em sua individualidade e o apoio dos pais nesta conquista
* as origens das birras e como lidar com respeito e empatia com este desafio
* o poder positivo para estabelecer conexão com a criança

 

O encontro acontecerá no dia 15/04/18, das 9h às 11h30, na Ora bolinhas
(R. São Romão, 386 – Santo Antônio).
As vagas são limitadíssimas e as inscrições estão sendo feitas via Sympla (link), no valor de R$ 70,00 (individual) e R$ 120,00 (casal) [+ taxa sympla] Formas de pagamento: boleto bancário, cartão de crédito e débito online

Programação:
:: 9h| Boas vindas
:: 9h15 | Início da roda de conversa com o facilitador convidado
:: 10h35 | Acolhimento das dúvidas e troca de experiências
:: 11h30 | Encerramento
Esta edição contará com a Brinquedoteca  para bebês da Traquitana Brinquedos*.

*Importante:
O Entre Nós é um momento de pausa e reflexão, em que nós, pais, cuidadores e responsáveis, trocamos experiências e vivências sobre as nossas crianças. A presença dos pequenos pode limitar a nossa liberdade nesse compartilhamento e dos demais participantes da roda. Nas edições anteriores de nossos encontros não contamos com atividades específicas ou monitores para acompanhar as crianças.  

No entanto, como esta edição é destinada às famílias com bebês, e entendendo a importância dos responsáveis para os cuidados e nutrição dos pequenos, excepcionalmente contaremos com a Brinquedoteca para bebês da Traquitana Brinquedos. Acreditamos na importância do brincar compartilhado para a construção do vínculo, desta forma, caberá aos pais serem responsáveis pela criança durante a roda de conversa.  Solicitamos que informe a idade da criança que irá acompanhá-lo(s) no formulário de inscrição. 


Vamos juntos conversar a respeito disto?

<< Vagas esgotadas >>
Tem interesse em uma 2ª turma? Mande um email pra gente!