Foto: duangphorn | unsplash

Tenho ouvido essa pergunta com muita freqüência tanto no consultório quanto no círculo de pessoas próximas. Para cada caso, é necessário avaliarmos o contexto, mas geralmente todas as respostas contam com algo em comum. Conectar-se ao celular é muito fácil, você busca por alguma distração, uma notícia ou uma conversa. Conectar-se ao seu filho exige atenção, interesse e disposição.  

Nem sempre os pais ou cuidadores estão dispostos a brincar do que a criança quer, a ler o livro que ela escolheu, a ouvir sobre o que aconteceu com ela naquele dia no seu ritmo. Vivemos apressados e desatentos.  Mas é nesses momentos, em que a criança pede pela sua presença física e emocional, que ocorre a conexão, se constrói e fortalece o vínculo e a relação de confiança.

Não é viável estarmos disponíveis 24 horas do dia para atender todas as demandas das crianças. Mas é necessário termos um tempo exclusivo de dedicação, seja para brincar, ler, desenhar, conversar ou apenas ficar ali juntinho fazendo um cafuné. Conexão com a criança é fundamental e mantê-la por toda a vida é extremamente benéfico. A criança que cresce em um ambiente acolhedor e respeitoso, no qual se sente amada, pertencente àquele meio, em que pode ser ouvida, expondo suas ideias  e sentimentos, se tornará um adulto seguro emocionalmente, empático, respeitoso e com autonomia.

Conceda tempo ao seu filho diariamente, isso fará bem para vocês. Inclua na rotina da família um período do dia sem eletrônicos envolvidos (esconda o celular, silencie as notificações). Eletrônicos são ferramentas de distração nas  relações. Policie o quanto você usa e veja se é possível diminuir o tempo. Use-os de preferência quando não estiver com a família. Diminua também o tempo de uso pela criança, proponha atividades que ela goste, assim ela se esquecerá das telas. Faça acordos claros e monitore o que a criança assiste ou com que brinca na internet. Assista junto para avaliar, observe seu comportamento. Com muita conversa e diálogo os acordo dão certo. A criança compreende a importância. Lembre-se sempre, a tecnologia foi criada para nos ajudar, mas não deixe que sua influência seja negativa. Você tem o poder de escolha.