Foto: Freepick

Quando os pais estão em busca de uma escola nova é importante saber como é o suporte profissional para a criança. A decisão não é fácil. Estamos procurando a equipe que vai ficar com nosso filho por muitas horas na vida dele. Hoje temos um vasto estudo de apoio à família e respeito à criança, e isso é muito positivo.

No que se refere à saúde bucal, vale a pena também se informar. O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Odontopediatria têm posicionamentos claros a respeito da escovação e o uso da pasta de dente em bebês (já falamos sobre isso nesse post).

Algumas dúvidas em relação aos cuidados bucais que podem surgir:  – É necessário levar a escova de dentes? A escola tem momento de escovação na escola? Existe algum programa de motivação em saúde bucal? É importante se informar na escola. Algumas instituições contam com este olhar mais apurado, e toda a ajuda na formação de hábito nos cuidados com a higiene é bem-vinda. 

A escovação principal, aquela que muitas vezes vai precisar de deitar a criança no colo, limpar até lá no fundo, é de responsabilidade da família. Mas a escola pode ajudar na motivação. Antes de alimentar-se, lavar as mãos. Após o lanche, hora de escovar os dentes. E ao lado disso atividades, músicas, brincadeiras, teatro… Essa vivência facilita a escovação em casa, pois a criança aprende que cuidar dos dentes faz parte de sua rotina e pode ser até divertido! Se na escola de seu filho tem algum programa de prevenção em saúde bucal,  com profissionais especializados como odontopediatras, melhor ainda. As professoras e os pais podem receber orientações e suporte para um cuidado mais efetivo e direcionado para o dia a dia com as crianças.

“Mas a escola de meu filho não tem nada disso! Ele vai ter cárie?”
É bom você saber que a escovação na escola não é imprescindível para evitar a cárie. O que mantém os dentinhos saudáveis é a organização de horário de alimentação com controle do açúcar, aliado à escovação ao menos duas vezes ao dia com pasta de dente floreada.

“Meu filho estuda na escola integral, posso deixar todas as escovações por conta das professoras?”
Atenção, a escovação na escola não substitui a realizada pelos pais ou responsáveis. Tem caráter motivacional. É feita de forma coletiva e nem sempre a professora/ professor ou auxiliar pode dar toda a atenção que o procedimento requer.

De escolhas é feita a vida. E, independente de qual tenha sido o caminho escolhido, que seja sempre o do amor!  Boas escolhas! E muitos sorrisos!