Sabe aquelas últimas colheradas de comida que você pede para seu filho comer e ele não quer? Te convidamos a repensar esta atitude. As refeições são rituais diários de convivência e intimidade que não precisam se tornar um momento desgastante e estressante nem para os pais, nem para as crianças. Vamos conversar sobre como proceder considerando as habilidades de cada idade e a individualidade de cada criança. É necessário que tenhamos um olhar respeitoso em relação a alimentação, tornando-a uma aliada ao fortalecimento do vínculo e um incentivo a autonomia da criança.

Nossa convidada, Bianca Bethonico falará sobre a alimentação da criança sobre o olhar da filosofia de Emmi Pikler. Como ocorre a evolução, considerando a maturidade emocional e física das crianças e, como os pais e educadores em geral podem proceder, fazendo com que os momentos das refeições vão além do simples fato de ingerir alimentos e possam se tornar momentos de alegria, prazer, respeito e gratidão para todos.

Bianca Bethonico é pedagoga, especialista em Pedagogia Waldorf e Filosofia Pikleriana, fundadora e diretora do Ninho Jardim de Infância.

O trabalho de Emmi Pikler, pediatra húngara, é uma maneira sensível e ética de cuidar da criança, fundamentada em um conjunto de premissas: segurança afetiva, ambiente previsível e movimento livre. Para Pikler, o carinho e o cuidado atento na primeiríssima infância é responsável por estabelcer a segurança que construirá as bases de autonomia da criança até a vida adulta. A “abordagem pikleriana” ensina que a hora de comer faz parte da rotina de cuidados, assim como o sono, a troca e o banho. É um momento especial para formação de vínculos e construção da autonomia, requer atenção especial e personalizada.

Programação:
19h | Boas-vindas
19h15 | Início da roda de conversa com o facilitador convidado
20h30 | Acolhimento das dúvidas e troca de experiências
21h30 |Encerramento

Faz sentido para você? Então venha conversar conosco!

Vagas limitadas.
As inscrições são feitas via Sympla.
Valor: R$ 70,00 (individual) e R$ 120,00 (casal) [+ taxa sympla]


Importante:
Propomos um momento de pausa e reflexão, para que possamos trocar vivências sobre o tema da roda, assuntos sempre profundos, que pedem um olhar cuidadoso. A presença das crianças pode limitar a liberdade dos participantes nesse compartilhamento. Por isso, não contamos com atividades específicas ou monitores para acompanhá-las. No caso dos bebês de até 1 ano de idade, acreditamos que a presença não interfira na condução e aproveitamento da roda, desde que o participante se responsabilize por isso.


Política de cancelamento:
PEm caso de arrependimento da compra, o reembolso do valor da inscrição somente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 (sete) dias a contar da data da compra, e desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita pelo titular da compra através do campo “fale com o produtor” no sympla.