Como escolher a escola do meu filho

Outro dia, uma mãe me relatava sua preocupação na hora de escolher a escola do filho. “Eu queria um lugar que ofereça bom ensino, mas que não deixe de se preocupar com o brincar na vida do meu filho. Um espaço que tenha boa estrutura para ele se divertir e se expressar, mas que também se preocupe com sua formação humana.”
Na verdade, são tantos pontos para avaliar, que escolher a escola não tem sido nada fácil. A escolha passa por vários pontos e é bastante pessoal. Depende do estilo da família, do local onde moram e mais um monte de pontos a serem observados. Muitas vezes, consideramos uma instituição ideal, mas não é possível para a família por inúmeros motivos. Não se frustre. A escola é complementar a base familiar, nós também somos responsáveis pela educação de nossos filhos.
Para aqueles que estão avaliando novas possibilidades, relaciono alguns pontos a serem observados. Você pode fazer uma pré-seleção e depois passar por uma análise mais detalhada para a escolha final.
O que devo observar?
::Projeto pedagógico: é muito importante que os pais pesquisem sobre a linha pedagógica, a metodologia de ensino da escola e se a família se identifica com a proposta, se está de acordo com as expectativas em relação à formação de seu filho. Vale acompanhar as atividades, conversar com a coordenação e os pais de alunos para analisar o projeto.
:: Localização: fica perto da minha casa? Terei condição de levar e/ou buscar? Será necessário contratar escolar? Ter contato com a escola, mesmo que apenas na chegada ou saída, pode ser interessante, para perceber o comportamento do seu filho quando está lá.
:: Indicação: se possível, é sempre bom conhecer alguém que já tenha o filho estudando naquele lugar. Fica bem mais fácil descobrir os pontos positivos e negativos da escola para uma avaliação final.
:: Como os coordenadores e os professores tratam os pais e alunos?
:: As crianças que estudam lá parecem felizes? Lembro-me de uma amiga dando essa dica: veja se as crianças estão sorrindo, se divertindo, se elas expressam gostarem do ambiente.
:: Como funciona a questão da segurança? Os pais precisam deixar a criança na porta da sala de aula ou há alguém para recebê-la na entrada da escola? O acesso dos pais é livre?
:: A escola valoriza a presença da família? Nada como um ambiente acolhedor. Os alunos têm que ver a escola como uma extensão da sua casa.