Para as crianças, aguardar a chegada do Natal é bastante prazeroso, mas pode ser um período de ansiedade também para, simplesmente, esperar a entrega dos presentes. Para ajudar a mudar esse foco no consumo das coisas, e vivenciar com alegria e muito significado, podemos montar um Calendário do Advento.

Esse período que antecede o Natal é chamado de Advento. Uma palavra que significa “chegada de alguém”. Trata-se, portanto, de um tempo de preparação – seja ele com o seu significado cristão, ou um momento especial para reunir a família.

O Calendário do Advento surgiu entre os luteranos alemães, que costumavam marcar, com um risco de giz na porta, ou acendendo uma vela por dia, por exemplo, os 24 dias que antecedem o Natal. Para conhecer mais sobre a história do Adventskalender, ou Calendário do Advento, acesse este link.

A intenção com as sugestões de atividades é focar nos encontros, na convivência. A gente se perde tanto na rotina, nos distanciamos por conta dos compromissos, das inúmeras funções, das telas. O momento se torna um convite para desacelerar, desplugar e nos reaproximarmos daqueles que nos importam. Presença. Conexão. Olhar nos olhos, escutar atentamente, contar histórias, dividir, multiplicar, repartir, agradecer, brincar.  Distribuir afetos.  Valorizar este tempo junto tão precioso, que fortalece o vínculo e cria as preciosas memórias afetivas da infância de nossos filhos.
O Calendário pode ser produzido com materiais que você tem em casa, de forma simples e prática. Envelopes vazios, saquinhos de papel, de tecido, copos de papel, embalagens natalinas antigas, detalhes de decoração de Natal, recortes de revistas, de tecidos: tudo isso pode ser utilizado para criar o Calendário. O que importa é curtir, em família, pequenas doses diárias de se “fazer o bem” e estreitar os vínculos de afeto.
Espero que faça sentido para você. Depois me conte como foi em sua casa? Irei adorar saber!

Como funciona?
O calendário do Advento vai do dia 1º ao 25 de dezembro.

Como criar o calendário:
Separe os 25 recipientes para guardar as atividades.  Decore cada um deles com o dia do mês na frente: 1º, 2, 3, 4, 5….até 25. Em cada recipiente, coloque uma sugestão de atividade para ser executada por dia com seu filho.

Algumas ideias de atividades para o Calendário do Advento
[Quer receber nossas sugestões? Clique aqui]

:: Ouvir uma história de Natal
:: Fazer um piquenique perto da Árvore de Natal
:: Separar brinquedos para doação
:: Visitar um parente que não vemos com frequência
:: Levar um doce de Natal para um vizinho
:: Cantar uma música de Natal com a família
:: Preparar um presente de Natal para os lixeiros
:: Fazer arte de Natal
:: Perguntar para a mamãe e/ou o papai como era o Natal deles quando crianças

Como utilizar o Calendário:

1) No dia 1º de dezembro, abra com a criança o primeiro envelope/saquinho e leia junto com ela a atividade sugerida. Por exemplo: Fazer um desenho do Presépio

2) Execute com a criança a atividade – pode ser num momento em que toda a família estiver reunida, ou apenas entre pai/mãe e filho(a).

3) No dia 2 de dezembro, repita o processo: abra o envelope do dia 2 e realize com a criança a atividade daquele dia. Repita este processo até o dia 25. Assim, muita coisa boa será realizada em família e certamente, para as crianças, o Natal vai ser diferente!

4) E se eu não conseguir fazer uma das atividades em determinado dia? Não tem problema: no dia seguinte, abra os dois envelopes e realize as duas atividades junto com a criança. Mas procure não deixar acumular muitos dias, para não perder o sentido do calendário.

5) Uma sugestão é ler a atividade pela manhã, para que seja possível providenciar algum material para a atividade do dia, se necessário.

Ainda faltam alguns dias até dezembro começar. Que tal elaborar esse projeto de afeto para passar um Natal inesquecível com os filhotes?

 

Confira algumas ideias e inspire-se:

{atualizado em nov.18}
#NataldasPessoas