Uma das coisas que eu mais gostava quando criança nas férias de verão, era acordar e ir brincar, sem horários ou regras. Brincar do meu jeito. No meu tempo.

Em uma época, morei em uma rua que tinha uma praça, e passava as manhãs por lá podendo deixar o almoço pra mais tarde. Depois, morei perto de um parque. Me jogava no brincar livre: explorar, se aventurar, se perder e se achar. Também tinham as brincadeiras na rua e na garagem dos prédios vizinhos até a noite. Aos finais de semana, turistávamos por aqui e por ali, passeando pelas cidades próximas. Amigos, primos, pais, vizinhos, tios me permitiram vivenciar estes momentos. E Beagá sempre como o cenário principal.

Com as minhas filhas, tento construir lembranças felizes a partir do tempo junto. Como as que ficaram pra mim. Passear pelas ruas de mãos dadas, observar a copa das árvores, prestar atenção nos diferentes cantos dos pássaros, descobrir um novo parque, explorar um museu, refazer trajetos. Sentir. Buscar encantos. Contar histórias, de ontem e de hoje. Cada passeio se torna um momento de conexão e afeto em família: escuta, olhar, toque, risada, conversa, abraços ♥︎

“Aproveitar o tempo junto com diversão simples, que faz a gente suar, correr, se esconder e depois se encontrar, sentir o sol na cara, a grama pinicar o pé, a abelha zumbir no ouvido. Isso se leva pra sempre. Fica guardando no peito. Porque a vida precisa ser longa e intensa sempre, feito brincadeira de criança” – Ana Holanda, editora-chefe da Revista Vida Simples para o Guia Beagá pra Brincar

É pensando nessas memórias que ficam que compartilho dicas para aproveitar as férias em Belo Horizonte. Não entenda como um roteiro, uma obrigatoriedade. Já temos muitos compromissos pra tornar os dias de folga uma pressão. Dê espaço para a casualidade. Caminhe, observe, contemple, vivencie. Beagá é nosso quintal e há muito a ser visto. Separe alguns dias para não fazer nada. Curtir o ócio. As crianças – e a gente – precisam deste respiro. E lembre-se sempre de deixar a tela distante para que a conexão (offline) seja potente.


PRAÇAS

Na praça dá pra brincar a qualquer hora, todos os dias da semana. Correr livremente, brincar na grama – ou na areia – andar de bicicleta, brincar de pique, elástico, corda, desenhar com giz, se aventurar no trepa-trepa, escorregar e criar ♥︎

8 Praças para brincar nas férias (link)

Mais praças para brincar (link)


PARQUES

Nossa cidade tem muitos parques, aproximando a natureza pra bem pertinho da gente. Vale preparar a cesta de piquenique, escolher um destino e desacelerar. Pise na grama, role, deite, observe as cores e nuances, sinta os cheiros, viva a infância de seus filhos.

16 Parques para conhecer nas férias (link)

Mais parques para brincar (link)

Foto: Patrícia de Sá

CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA

A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança comemora 45 edições com diversas peças para os pequenos. De 03 de janeiro a 24 de fevereiro, com preços populares. A gente se encontra no Teatro!

Programação infantil (link)


MUSEUS

Aproximar as crianças da arte é incentivá-las a adentrar em um mundo de descobertas e nos surpreendemos com suas interpretações singulares, considerando a ludicidade e a fantasia de suas percepções. O passeio, acompanhado pelos pequenos, nos permite remodelar nossas impressões à primeira vista. A arte transmite a sensação de que nada será como antes. Podemos nos encantar com o encantamento das crianças.

15 museus para visitar com crianças (link)
Programação infantil nos museus da cidade (link)


BIBLIOTECAS

A cidade conta com duas Bibliotecas com um acervo fantástico para as crianças e uma programação especial. Vale a visita!

Biblioteca Infantil Juvenil (link)

Biblioteca Estadual de Minas Gerais (link)


RUA

Pra brincar como antigamente, a Prefeitura possui um projeto desde 2009 em que fecha o trânsito de algumas vias da cidade. Você pode consultar os endereços aqui


MIRANTES

Beagá tem muitas “vistas” para admirar. Este horizonte é tão belo que vale muito a pena conhecê-lo por vários ângulos. Selecionei os mirantes para curtir o belo horizonte com as crianças neste link


PROGRAMAÇÃO CULTURAL
[AGENDINHA DA DIVERSÃO]

Na área Agendinha da Diversão do site, divulgo os eventos infantis a partir de uma curadoria pessoal. Você pode navegar e pesquisar pela data de interesse. Acesse este link .
Durante as férias de verão, os museus da cidade promovem atividades para as crianças ao longo do mês de janeiro. Também acontece a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança – vale muito acompanhar!


COLÔNIAS DE FÉRIAS

Há muitos espaços para brincar em nossa cidade com propostas que atendem os mais diferentes perfis de família. Você pode verificar neste link a opção que mais se alinha a seu interesse.


BEAGÁ PRA BRINCAR

Já visitei mais um monte de espaços bacanas da nossa capital (e logo ali) e registrei no livro Beagá pra Brincar ♥︎. Você pode adquiri-lo na lojinha virtual ou em nossos parceiros, saiba mais aqui.


A gente se encontra Na pracinha!