Foto: Patrícia de Sá

 

Férias é tempo de descanso e muito brincar. Época de aproveitar os pais, amigos e familiares sem hora marcada para começar ou terminar a brincadeira. Um momento para se fazer o que em dias de rotina cotidiana não é possível: dormir até mais tarde ou tirar uma soneca ao longo do dia, ouvir muitas histórias seguidas, brincar lá fora até o anoitecer…

As férias são importantes, pois durante este período de brincadeiras intensas há um enorme amadurecimento emocional, cognitivo e social. As crianças conseguem absorver tudo que aprenderem ao longo do período escolar e retornam mais bem mais dispostas a aprenderem coisas novas.

É importante que durante as férias as crianças saiam de seu ambiente escolar. Caso não seja possível, é fundamental que a criança tenha tempo e espaço para brincar livremente sem a obrigatoriedade de uma rotina como acontece durante as aulas. Para as famílias que tem o período de férias conjunto, priorizem o tempo para que seja o mais agradável possível. Reduza as obrigações, permita que a criança brinque do que quiser, durma o quanto quiser e, até não fazer nada, se assim desejar, afinal, o ócio é fundamental para a criatividade dos pequenos.

As férias são um convite para embarcarmos no mundo do faz de conta de nossas crianças. O brincar é uma ferramenta de conexão. E a partir dele, a criança experimenta o mundo e a relação com outro. Dê a sua presença o máximo que puder. Para as crianças não há nada mais especial do que a atenção dos pais. E nas férias, elas têm a oportunidade de externar ainda mais este desejo. Então, esforce-se para se dedicar o máximo que puder ao seu filho. Se você não tem condições de se ausentar do trabalho no mesmo período, faça o possível para ir almoçar, ou para tomar o café junto, faça algumas surpresas como ligar no meio do dia só para dizer que está com saudade e que ele é muito importante para você. Faça-se presente mesmo se não puder estar fisicamente junto.
Aproveite os finais de semana para desconectar das telas e se conectar a criança. Desacelere e aproveite o tempo junto. A presença é sempre a mais querida memória afetiva que nossas crianças terão ♥︎