Como ensinamos empatia às crianças? Fizemos essa provocação na última roda do Entre Nós Encontros,  o diálogo, as trocas, foram tão ricos que decidimos prolongar a conversa e convidar mais pessoas para refletir sobre isso.

As crianças olham o mundo através dos nossos olhos e neles não disfarçamos. A falta de sensibilidade, de compaixão, o julgamento, o preconceito estão presentes no cotidiano, muitas vezes refletidos na educação de nossos filhos.  Se desejamos filhos empáticos, capazes de entender a diversidade como algo humano, prontos para se sentirem seguros com as suas próprias diferenças, e naturalmente respeitosos, atentos e gentis, precisamos olhar para dentro e refletir sobre como agimos – enquanto indivíduos e sociedade, entendendo que somos espelhos

As crianças são seres que aprendem com muita facilidade o caminho do sentir, precisamos aprender com elas. Compreender o outro, fazendo uso da emoção, da atenção plena, da percepção, da escuta ativa, expressando compaixão e sensibilidade pelo que o outro sente e de como ele lida com seus sentimentos, suas emoções, suas vivências. E ensinar nossos filhos todos os dias pelo exemplo. 

Vamos conversar mais sobre isso? Empatia será o tema de nossa 1ª Jornada – uma série com 3 encontros* online com convidadas especiais.
Quem conversará conosco?  
8/5/19 – Mariana Rosa
Mãe da Alice, Jornalista, palestrante, ativista da inclusão. Autora do livro e projeto online Diário da Mãe da Alice.

13/6/19 – Lau Patrón
Mãe do João Vicente, Palestrante, ativista da inclusão. Autora do livro “71 leões” e do projeto online Avante Leãozinho.

3/7/19 – Rosane Castilhos
Mãe do Enzo e da Raquel, Artista Plástica, Arte Educadora em Educação Especial, Educadora Parental, Pós Graduação em Parentalidade e Educação Positivas.

Alguns dos assuntos sobre os quais iremos conversar:
– O que é Empatia?
– As crianças nascem naturalmente empáticas?
– A importância da atenção plena da escuta ativa;
– A relação entre afeto e Empatia;
– A relação entre vulnerabilidade e Empatia;
– A vivência da Diversidade e Empatia;
– Como os pais influenciam o comportamento dos filhos.

Essas e outras inquietações serão foco da nossa conversa e o convite é para estarmos juntos em diálogo. As vagas são limitadas e as inscrições acontecem via sympla.
Valor: R$ 50,00 (cada encontro) e R$ 135,00 (a jornada completa)

>> Os encontros* ficarão gravados na íntegra, e disponíveis por 30 dias, para quem se inscrever e por algum motivo perder a conversa ao vivo.<< 

*Os inscritos receberão um link via email para uma sala no zoom – plataforma em que acontecerá a conversa. 


O Entre Nós são encontros para compartilharmos conteúdos valiosos e experiências sobre parentalidade, infância, educação e relações afetivas. Momentos de escuta e acolhimento de nossos sentimentos e vivências como mães, pais, cuidadores e responsáveis, de forma consciente e respeitosa. A curadoria é feita pelo nosso olhar atento e do não julgamento de Flávia Pellegrini e Ana Paula Lobato. Uma iniciativa do Mom is Cool e do Na pracinha, que acreditam no afeto, no diálogo, no respeito e na presença como bases para uma relação equilibrada entre pais e filhos.