A natureza é a primeira casa do ser humano. Sua riqueza de texturas, sons, cores, seres vivos e não vivos nos provoca os sentidos, o corpo e a imaginação. Nos faz sentir que pertencemos ao mundo, a uma família maior que a nossa humana. E é brincando com a natureza que descobrimos o mundo e também nos descobrimos.

Nos dias 28 e 29 de setembro, a Ana Carol Thomé, do Ser criança é natural, estará no Casa Gaia (em Mario Campos), promovendo um curso livre especial sobre essa relação.

Ana Carolina Thomé é pedagoga, especialista em Psicomotricidade e Educação Lúdica. Idealizou e coordena o programa Ser Criança é Natural, do Instituto Romã, para que a relação entre criança e natureza aconteça. Idealizadora e organizadora da brincadeira Caixas da Natureza. 
Trabalhou em Forest Schools no Reino Unido. Cursando Level 1 Forest School Approach. Assessora em escolas e formadora de professores. Professora por profissão, educadora de coração, brincante desde o nascimento. Acredita no poder da infância e que o mundo pode ser melhor.

Sobre as conversas: 
– Experimentar, sentir, aprender, crescer: relação entre experiência, aprendizagem e desenvolvimento infantil. 
– O que é natureza? provocações para pensar sobre o que é natureza, onde ela está, os benefícios de crescer com a natureza. 
– Natureza para brincar: reflexões sobre espaços, materiais e as possibilidades de brincar com os elementos da natureza.
– Relações entre tempo-espaço-brincar: livre-material não estruturado.
– Infância, Natureza e Educação: relação entre aprendizagem e conteúdo, fazer, ser, sentir.

> Sobre as vivências
– Aguçando os sentidos: brincadeiras para viver, sentir, perceber e se reconectar com a natureza. Proposta que segue a metodologia do Aprendizado Sequencial – Flow Learning, desenvolvido pela Sharing Nature. 
– Jogos da floresta: jogos cooperativos criados a partir de elementos da natureza.
– Natureza e criações: criações com elementos da natureza.
– Mesmo espaço, novo espaço: reconhecer o espaço com novos olhos, percebendo a natureza que existe onde você está.

Público-alvo:
Para adultos interessados na relação da infância e o brincar na natureza – aqueles que tem o papel de guiar crianças através da infância, seja em escolas formais ou informais, educadores, pais ou brincantes. Também para aqueles responsáveis por ambientes educativos e direções pedagógicas. Esse encontro não é para brincar com as crianças – é uma formação para adultos que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades sobre o assunto. Se for inviável para você participar sem levar a sua criança, entre em contato.

Valor: R$ 649,00
Inscrições: sympla
OBS: O valor do ingresso já inclui a hospedagem de sábado para domingo e refeições.