“Ninguém nasce sabendo ser pai ou mãe, essa é uma tarefa que aprendemos nas demandas cotidianas, quando nos tornamos genitores. Muito do que praticamos, trazemos de nossas experiências como filhos, mas sempre é possível mudar. Sempre é possível fazer diferente, se assim quisermos. 
O que devemos lembrar, sempre, é que estamos criando novos seres, que precisam ser amados e respeitados, cuja educação precisa ser empática e acolhedora, não violenta e não opressora, se quisermos criar pessoas emocionalmente saudáveis, sem sequelas ou amarras emocionais ou instintos de agressividade.
”  Ligia Moreiras Sena e Andréia C.K. Mortensen, no livro Educar sem violência

Educar é transmitir valores, estimular o comportamento ético, empático, solidário, reflexivo, que acompanharão a criança por toda sua vida. É ensinar a tomar boas decisões em situações de confilto. É exercer o diálogo. É reconhecer e valorizar os bons comportamentos. É conhecer as fases do desenvolvimento infantil, a fim de entender as diversas situações na jornada da educação e lidar melhor com elas. É, sobretudo, dar bons exemplos. Não é aceitável, em nenhuma hipótese, agredir uma criança, com palmadas, castigos ou qualquer outra forma de violência. 

Alguns adultos dizem “eu apanhei e sobrevivi”, ou “um castigo não faz mal a ninguém”. Mas sobreviver é o bastante? Como podemos educar as crianças com amor e respeito, excluindo qualquer possibilidade de violência?  Para uma geração de pais e cuidadores, criada em meio a um discurso coletivo de aceitação do castigo físico, é necessária uma reflexão mais ampla. O Entre Nós irá promover o Workshop “Educar sem violência” que irá propor práticas respeitosas, amorosas, saudáveis, humanas e cientificamente mais eficazes de educar os filhos.

Neste encontro, Dra. Ligia Moreiras irá estimular a reflexão sobre a violência contra a criança e mostrar que, ao contrário do que alguns ainda acreditam, a punição não é o melhor método para disciplinar nossos filhos ou as crianças de quem cuidamos. Além de perpetuar práticas violentas, ela traz consigo uma série de más consequências, com as quais as crianças precisarão conviver em idade adulta. Sendo mães, pais e educadores, precisamos conhecer os elementos da violência a fim de transformá-los em educação amorosa, gentil e empática e mudar nossa própria vida e a de nossas crianças. 

É sobre isso que vamos aprender, trocar e construir neste encontro. Iremos entender mais sobre: 
– de onde vem o impulso agressivo

– porquê muitos adultos agem de maneira agressiva em algumas situações
– como perceber o próprio impulso agressivo, acolhê-lo e transformá-lo em ações não violentas
– estratégias de redução da agressividade 
– ferramentas educativas que usem a inteligência emocional, o afeto e a empatia na relação com as crianças

Quem é Ligia Moreiras?

Criadora do site Cientista que Virou Mãe, há há quase 10 anos vem apoiando mães, pais e familiares em busca de formas positivas de educar as crianças. Mestra em Psicobiologia, doutora em Ciências, doutora em Saúde Coletiva é autora dos livros “Educar sem violência – Criando filhos sem palmadas” e “Mulheres que viram mães”. 

Investimento: 
1º Lote: R$ 150,00
2º Lote: R$ 180,00 
(desconto especial para dupla/casal, ou para inscrição em conjunto com o Workshop “Educar sem violência)

Inscreva-se aqui

_____________________________________________________________
Público de interesse: Mães, pais, educadores e profissionais que trabalhem com parentalidade/família/infância/desenvolvimento humano.