Foto: Patrícia de Sá

Não existe manual, regra, instrução, guia, pra ser mãe nessa vida. Não tem um conjunto de técnicas e nem conhecimentos específicos que ensinam “moldar” a vida dos filhos. Estamos tão preocupados em dar e ser o melhor, que esquecemos o quanto já somos e não damos, às vezes, o necessário, o essencial, que pode nem sempre ser a medida “certa” mas é a que nos cabe. 

Mas, existem caminhos, reflexões, e sobretudo, acolhimento e um caminhar juntas que pode facilitar na hora da gente eleger aquilo que é importante e construir um maternar que faça sentido pra nós. O jeito de maternar, paternar e viver é singular para depois ser plural, só assim podemos construir relações de verdade e com legitimidade.

Pensando nisso, o Entre Nós _ projeto-par dessa pracinha _ propõe uma jornada online para construirmos uma maternidade real e possível. Essa jornada não é um jeito da gente dizer faça isso, mas uma maneira que encontramos para ofertar diferentes possibilidades, caminhos, narrativas, que contribua para que cada uma construa seu próprio percurso, valorizando a sua intuição, reconhecendo suas vulnerabilidades, abraçando as imperfeições, e olhando com mais gentileza e compaixão pra gente mesma. Uma reflexão coletiva, que não é solitária, mas solidária. Estamos juntas.

Os assuntos foram escolhidos a partir de nossas experiências ao longo dos 26 encontros promovidos pelo Entre Nós. Os temas preponderantes, desafiadores, os tabus, que emergem nas conversas, e que acreditamos que seria interessante percorrê-los com pessoas diferentes, abordagens diversas e que, de fato, beneficiem as mães para que construam a sua própria jornada materna, autêntica, real e possível.

Serão 6 encontros online, de 20h30 às 22h, com temas a serem conduzidos por convidadas inspiradoras, para trocarmos experiências e nos acolhermos. Isso traz luz! Você pode nos acompanhar durante todo o período ou escolher encontros pontuais. 

PERCURSO

SETEMBRO
Dia 11, quarta-feira
Culpa – de onde vem e como conviver com ela, com Mariana Rosa
Mãe da Alice, jornalista, palestrante, ativista da inclusão, autora do livro e projeto online Diário da Mãe da Alice.

Dia 23, segunda-feira
Parentalidade legítima – o educar sem modelos, com o que faz sentido para cada um, com Rosane Castilhos
Mãe do Enzo e da Raquel, artista plástica, arte educadora em educação especial, educadora parental, pós graduada em Parentalidade e Educação Positivas.

OUTUBRO
Dia 16, quarta-feira
Autocuidado – a importância de nos incluirmos em nossa própria vida, com Lua Barros
Mãe do João, da Tereza, da Irene e do Joaquim, educadora parental, especialista emocional, colunista da Revista Vida Simples e facilitadora de diálogo familiares.

Dia 29, terça-feira
Carga mental – o que é e porque todas nós a sentimos, com Juliana Mariz e Lia Abbud
Juliana é mãe da Maria Clara e da Elisa, jornalista, fundadora do Co.madre, uma rede que desenvolve projetos que acolhem a mulher-mãe, e do Fatigatis.
Lia é mãe da Isabela e do Léo, jornalista, empreendedora e fundadora do Fatigadis.

NOVEMBRO
Dia 13, quarta-feira
Quem é você? sobre se reencontrar após tantas mudanças, com Cris Guerra
Mãe do Francisco, publicitária, escritora e empreendedora digital, criou o primeiro blog de looks diários do Brasil.

Dia 26, terça-feira
Coragem e Vulnerabilidade  – como olhar com mais gentileza e compaixão pra gente mesmo pode nos ajudar a conviver com os filhos com mais presença e amor, com Ana Holanda
Mãe de gêmeos, jornalista, escritora, editora-chefe da Revista Vida Simples, embaixadora e professora da The School of Life no Brasil, ministra cursos sobre Escrita Afetuosa e Como se encontrar na escrita.

As inscrições podem ser feitas aqui
Investimento: R$ 60,00 (por encontro). Pacote especial para toda Jornada.

Participando da Jornada, você receberá:
>> conteúdo adicional para te inspirar a seguir no aprendizado sobre o tema;
>> link dos encontros* gravados na íntegra.

Vem, nos dá a sua mão nessas conversas que importam.
Te esperamos.