Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já passou.

Férias no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

9 janeiro - 13:00 - 13 janeiro - 17:00

gratuito

Programação:
09/01/17 – terça
. Caça ao Tesouro: o artesão de minas
Horários: 13h às 17h
Faixa etária: a partir de 8 anos.
Dinâmica que propõe estabelecer, por meio de brincadeiras e desafios, a relação entre o jogo Minecrafte o acervo do museu. No diálogo entre estes dois universos (jogo e museu), os visitantes precisam utilizar a ciência e a tecnologia presente em nas atrações como principal meio para encontrar um grande tesouro escondido!

. Oficina Mundo Mineiral: se essa rua fosse nossa
Faixa etária: de 2 a 8 anos.
Com o uso de minerais, como argila e Quartzo, os participantes poderão elaborar mosaicos inspirados nos desenhos das ruas e praças de Belo Horizonte e em demais temas que evoquem memórias e afetos. Em meio a tal processo criativo, será discutida a importância da ocupação e apropriação dos espaços públicos.

. Ateliêzinho Científico
Horário: 13h
Crianças de 2 a 6 anos acompanhadas de um adulto

10/01/17 – quarta
. Pedra mole, pedra dura?
Horário: 13h às 17h
Faixa etária: livre.
Nesta atividade, serão apresentados aos visitantes as principais propriedades minerais, como: brilho, cor, traço, densidade, etc. Além disso, os participantes poderão verificar algumas características de algumas amostras a partir dos sentidos (olfato, tato, paladar, visão). O objetivo desta atividade é promover a aproximação do público com o universo mineral.

. Oficina Uma composteira para chamar de sua

11/01/17 – quinta
. Mão aqui, pé acolá
Horário: 16h às 18h
Faixa etária: livre.
Com o objetivo de descobrir as diferenças entre os minerais (forma, cor, tamanho, brilho) e suas possíveis utilizações, na atração Chão de Estrelas, os participantes serão convidados a se desdobrarem com mãos e pés para identificarem os minerais! Dois dados serão jogados simultaneamente e o desafio é posicionar uma parte do corpo no mineral que o dado mandar! Tem que ter jogo de cintura!

. As Minas e os Dragões – jogos interpretativos

. Oficina Aquarela Fantástica
Horário: das 14 às 17 horas
Faixa etária: 06 a 12 anos
Ministrada pela artista Olanira Anversi, a Oficina Aquarela e RPG irá ensinar técnicas de aquarela em ilustrações com a temática de RPG. Ao final, o participante poderá levar sua obra de arte para casa.

. Oficina Origami dos dragões
Horário: 13h às 17h
Faixa etária: A partir de 06 anos, crianças até 05 anos acompanhadas dos pais ou familiares.
Ministrada por Carolina Carvalho, a Oficina de Origami tem o intuito de ensinar aos participantes alguns modelos de origami, tendo como tema dragões e cristais. Ao final, o participante poderá levar a peça produzida para casa.

Contação de história alternativa (Storytelling)
Horário: 13h30 às 17h
Faixa etária: a partir de 08 anos
Oficina de contação de histórias interativas em que os participantes poderão interagir nas histórias, embarcando em um mundo onde a imaginação será estimulada. Aqui, as crianças poderão participar de uma aventura a procura de dragões e pedras preciosas!

. Oficina Light Painting
Horário: 19h30
Faixa etária: a partir de 12 anos.
A proposta da oficina é apresentar a técnica fotográfica de Light Painting (pintura com luz), que possibilita o registro de movimentos de origem luminosa, criando imagens surreais, que somente poderão ser vistas por meio dos registros fotográficos.

12/01/17, sexta
. Mesa de jogos
Horário: 13h às 17h
Faixa etária: livre.
Em uma mesa disposta no andar do Metal, serão oferecidos alguns jogos produzidos pelo Educativo: Trunfo dos Alimentos, Jogo da Memória, Trunfo dos Minerais, Jogo da Densidade Mineral.

. Oficina Abayomi
Horário: 13h (Turma 1) e às 15h (Turma 2)
Faixa etária: livre.
Conta a lenda que, nas longas e sofridas travessias oceânicas, do continente Africano para o Brasil, “as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e, a partir deles, criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.” (Fonte: afreka.com)

Entrada franca

Detalhes

Início:
9 janeiro - 13:00
Final:
13 janeiro - 17:00
Preço:
gratuito

Organizador

MM Gerdau
Website:
mmgerdau.org.br

Local

MM Gerdau
Praça da Liberdade
Belo Horizonte ,
+ Google Map