Seja bem-vindo à nossa pracinha

Olá! Somos Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, idealizadoras do Na pracinha, um movimento que incentiva o tempo livre para o brincar na infância. Defendemos a necessidade de se dar tempo e espaço para a criança brincar, respeitando a espontaneidade da infância, próximo à natureza e em todo lugar – na praça, no parque, na cidade, no museu, em casa e na escola.

O brincar é essencial para a gente. Através do brincar a criança se expressa, aprende, convive, experimenta, percebe o mundo, se desenvolve cognitiva, afetiva e socialmente. O brincar promove a felicidade na criança e em sua família.

Nem sempre é preciso ir longe para proporcionar uma infância divertida, saudável e afetuosa para a criança e sua família. Aqui mesmo, em Belo Horizonte, e em seus arredores, há inúmeras possibilidades de passeios que podem contribuir para o desenvolvimento dos pequenos, estreitando os vínculos familiares e reforçando a sensação de pertencimento à cidade onde vivem.

Desde o início dessa pracinha, exploramos e compartilhamos os cantinhos da capital mineira, incentivando uma Beagá pra brincar. Os eventos brincantes que promovemos, criam memórias afetivas pelo tempo junto compartilhado.

Vamos brincar juntos?

Flávia Pellegrini & Miriam Barreto


Quem escreve Na pracinha

Idealizadoras

Flávia Pellegrini

Sou mãe da Cecília e da Olívia, trabalho com comunicação e produção cultural. Cresci brincando na rua, lá fora, e o desejo por uma infância feliz e pura, de brincadeiras ao ar livre para as minhas filhas, foi a minha inspiração para criar o Na pracinha. Me considero uma observadora atenta do cotidiano. Infância, Parentalidade, Cultura, Educação, e o Brincar são temas que me conquistam. Não dispenso uma boa praça.

Miriam Barreto

Sou mãe da Sara e do Raul, designer, comunicóloga e produtora cultural. A maternidade impulsionou a criação do Na pracinha, por acreditar na importância de uma infância de brincadeiras ao ar livre. Com o projeto, além de promover eventos pela cidade, passei também a conhecê-la cada vez mais e melhor. E convido todas as famílias a passearem conosco nessa Beagá de praças, parques e natureza – que, ainda que pareça escondida, está bem mais perto do que a gente imagina.


Colaboradores

Alice Carvalhais
Mãe da Juju, nutricionista materno infantil do Instituto Mineiro de Endocrinologia e idealizadora do projeto Alice no País das Comidinhas. alicenopaisdascomidinhas.com.br | @alicenopaisdascomidinhas

Angela Correa
Graduada em Letras, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento/Cognição e Linguagem pela UFMG, especialista em educação infantil e alfabetização e trabalha há mais de uma década como professora. Mãe, educadora e apai­­­xonada por livros, Ângela continua a se maravilhar todos os dias com o poder da leitura. @agarimpeiradelivros

Carolina Horta
Mãe da Elis. É psicóloga e psicopedagoga clínica e educacional. Coordenadora do Espaço Corre Cutia e pesquisadora da infância.

Cristiane Andrade
É pediatra formada pela Faculdade de Medicina da UFMG, com residência em Pediatria (CRM-MG: 38155) pelo hospital SEMPER. Tem 11 anos de experiência em pediatria ambulatorial e hospitalar, nas redes pública e privada. É mãe da Ana Beatriz, da Elisa e do João Gabriel.

Isaac Luis e Juliana Daher
Educadores musicais em casa de brincar de BH, artistas da Cia Pé de Moleque e pais do Francisco. Ele, graduado em música pela UFMG e educador musical na Escola Livre de Música de Itabira. Ela, mestranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET MG (literatura para a primeira infância) e também educadora musical em escola infantil de BH.

Jéssyca Marçal Teixeira
É fonodoaudióloga pelo Centro Universitário Metodista Isabela Hendrix e especializada em Audiologia pela Puc Minas.

Luana Carola
Professora de Psicologia da Educação, pesquisadora de temáticas sobre Educação, Juventude e Cidades, Doutoranda em Psicologia Social e Mestre na mesma temática pela UFMG. Formada em Fotografia básica, intermediária e Técnicas de Aprimoramento fotográfico, é escritora apaixonada pelo tema da infância e idealizadora do Projeto “Poesia de Ipê”.
facebook.com/poesiadeipe

Lucinda Mendonça
Psicóloga clínica graduada pela universidade FUMEC, atende crianças, adolescentes, adultos, gestantes e seus familiares e crianças portadoras de paralisia cerebral com suas famílias. Mãe da Larissa.

Malu
Professora universitária, engenheira e mãe da Liz, um bebê de um ano que a transforma diariamente e mostra como a vida é melhor com filhos. Criando com amor, apego, empatia e muita diversão! @universodaliz

Mariana Lacerda
Terapeuta ocupacional, pesquisadora em Primeira Infância, doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Atua como palestrante, consultora em Desenvolvimento Infantil para comunidade, escolas e família.

Maria Tereza Lamassa
É odontopediatra formada pela UFMG, especializada em Odontopediatria e Saúde Coletiva. Mãe da Julia e do Breno, duas crianças que cresceram rápido demais, e também “mãe” de muitas crianças, ao longo de 25 anos de odontopediatria.

Mônica Barreto Pereira
Graduada em odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialista em odontopediatria pela ABO – Associação Brasileira de Odontologia/MG. É mãe do Gabriel, da Camila, da Joana e do Antônio.

Pollyanna Xavier
Psicanalista, bacharel em psicologia pela UFMG, especialista em clínica psicanalítica pela PUC Minas, atuou na rede de saúde mental da PBH e na rede privada. Estudiosa do brincar, da cultura da infância, do movimento Slow Parenting. Mãe da Alice e do Miguel, crianças inspiradoras que a motivaram a criar a Aldeia Jabuticaba, uma casa de brincadeiras dedicada à infância livre e plena, e ao convívio familiar. aldeiajabuticaba.com.br | @aldeiajabuticaba

Thais Alencar
É mãe da Beatriz e do Gabriel. Educadora, amante de um bom livro e uma boa música e co-autora do blog livrolidocomentado.com

14 comentários

  1. Gente. Acho legal demais as dicas sobre espaços de lazer e entretenimento. Mas seria legal um post sobre bares e restaurantes que entendem e têm ambientes para pais e filhos principalmente pequeninos. Ambientes que tenham brinquedos, cadeiras adequadas, trocador e espaços de brincadeiras como brinquedos e ou monitores realmente treinados. Estamos pobres desses espaços. Uma dica é o CCBBrasil na praça Liberdade . No café há um grande pátio com esculturas, trocador no banheiro e caixa com muitos brinquedos. Distrai o lanche, após irmos a uma praça crianças e pais. Lunna adorou!!!!

  2. Boa tarde! Vcs teriam alguma matéria q fale a respeito de bailes de formatura p crianças de 5 anos??? Vou explicar brevemente:
    Tenho um filho de 5 anos. Ao fim deste ano vai deixar o ensino infantil para entrar p fundamental. Existe a tradicional formatura da escola. Agora, estou eu chocada!!! Quando me adicionaram a um grupo de whatsapp c o tema: formatura do infantil 5. A foto: um capelo. Pois é. … as mães se organizando p fazer um BAILE DE FORMATURA, tipo faculdade!!! Umas até postaram fitos de seus filhos mais velhos q ja passaram por isso.
    Precisam ver as fotos!!! ROUPA DE GALA, MAQUIAGEM, PRESENTE P OS FORMANDOS…
    Sou eu q estou errada???
    Pra q isso???
    Com certeza a festa não é p as crianças! !
    Não é isso q quero passar p o meu filho.

  3. Olá, meu nome é Leila Lauar, sou psicanalista e coordeno o trabalho sobre Maternidade Interrompida e gostaria do contato de vcs! (não consegui pelo blog).
    Meus contatos:
    maternidadeinterrompida@outlook.com
    maternidadeinterrompida.blogspot.com.br
    Fico aguardando!
    Obrigada!
    Leila Lauar

  4. Bom dia, gostaria de obter ajuda de vcs qto ao aniversário de 01 ano que pretendo tb fazer numa praça com tema picnic….seria possivel vcs me ajudarem??
    Grata

  5. Olá galerinha ,
    Que bacana este blog.

    sou mãe também ,mais meus filhos já são bem grandinhos.este fim de semana fui na na praça e brinquei muito ,comecei com minha netinha e foi chegando algumas mais ,o tempo passou nem vi.trabalho com brinquedo e brincadeiras,gostaria muito de participar de um dia de pracinha até mesmo levar um brinquedo ,fazer algumas atividades,enfim brincar e brincar . tudo de bom .
    Meu contato sou Maiza da locomotivafesta@yahoo.com.br
    tem um site http://www.locomotivafestas.com
    grande abraço.

  6. olá pessoal ,muito bacana este projeto ,gostaria de fazer parte.
    temos brinquedo e muitas brincadeiras e adoraria ver esta turminha brincando ,pulando,se divertindo.
    sem custo gostaria de fazer parte deste projeto ,tenho uma netinha de 04 anos.caso queira entrar no site para me conhecer http://www.locomotivafestas.com
    sou Maiza

  7. Atividades lúdicas e recreativas, Brincadeiras ao ar Livre para todas as Ocasiões,Recreação,Contação de Historias,Personagens,Teatro infantil,Oficinas,Brinquedoteca,Fantoche,Palhaço,Escultura em Baloes,Recreação,Spa Mirim,Atendemos Todo Brasil
    Contato 11-9 9590-3197 whatsapp

Comentários estão fechados.