post atualizado em jul.22

Um dos espaços de Beagá que possivelmente permeia as memórias de infância de muitos belo horizontinos. Passeios em família, explorações com os amigos, excursões de escola, muita gente já ocupou este quintal de nossa cidade. A data original deste post entrega: foi uma das primeiras coberturas em nosso site, com as  crianças ainda tentando se equilibrar no caminhar. Fomos ocupando e conhecendo tantos outros quintais-praças, que quando percebemos, há muito tempo já não brincávamos por lá.

Este ano (2022) o Mangabeiras completou 40 anos, o que motivou nosso retorno. O caminho até o parque é por si só um dos cenários mais lindos da cidade, subindo a Afonso Pena, contornando a Praça do Papa, com a Serra do Curral, patrimônio cultural, emoldurando.

Integrante da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço (patrimônio mundial reconhecida pela Unesco) é a maior e mais antiga unidade de conservação ambiental da cidade. Com uma área de 2,8 milhões de metros quadrados, 59 nascentes do Córrego da Serra, o parque foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, e conta com vegetação nativa de transição entre Cerrado e Mata Atlântica. Durante o passeio, podemos avistar jacus e saracuras, micos-estrela, quatis, entre as inúmeras espécies de aves e mamíferos.
Em um dia no parque dá pra brincar na ciranda de brinquedos, na área esportiva. Fazer uma imersão na natureza, explorando as trilhas que margeiam as ilhas do passatempo, ou caminhando até o Mirante da Mata. Dá também para conhecer cascatas e quedas d’águas. E, claro, espiar as carpas na praça das águas, que é uma diversão pra criançada de todas as idades.
Vista do Mirante da mata, com a cidade ao fundo
Vista do Mirante da Mata

Roteiro de Visitação

Praça das Águas

É o ponto de partida para todos os roteiros. A Praça possui um espelho d’água com fontes, carpas coloridas, jardins e espaço aberto para exposições, teatro de arena e infraestrutura de alimentação. Lá também se localiza a sede do Parque, o Quiosque de informações e a Central de Segurança.

Roteiro da Mata

Fazem parte do roteiro o Viveiro de Mudas Nativas, onde são produzidas as mudas para o manejo do Parque; o Centro de Educação Ambiental; o Mirante da Mata, onde se tem a mais bela vista do parque; e o Morro do Pic-Nic/Vale dos Quiosques, onde se localizam quiosques cobertos com mesas e bancos espalhados pelo meio da mata.

Roteiro do Sol

Conheça todas as áreas recreativas e esportivas do Parque. Você irá passear pelas Ilhas do Passatempo, área para contemplação com mesas de jogos; a Pista de Skate; a Praça do Britador; o Parque Esportivo e a Ciranda dos Brinquedos.

Roteiro das Águas

Observe as nascentes e cursos d’água que formam a Bacia do Córrego da Serra. Fazem parte da visita o Recanto da Cascatinha e o Lago dos Sonhos.

Informações importantes

> Uma linha de micro-ônibus circula as alamedas principais em meio à mata para facilitar o deslocamento dos visitantes.
> As pistas de skate profissional e street foram revitalizadas recentemente.
> A área da cascatinha está temporariamente fechada.
> O acesso ao Mirante da Mata é autorizado até às 16h.
> O estacionamento do parque integra o sistema rotativo digital da BHtrans.
> Dica boa praça: não esqueça o protetor solar, o repelente, as roupas leves e a garrafinha de água.
> Lembre-se sempre de seguir todas as recomendações de segurança sanitária. Leia mais aqui.

Beagá é nosso quintal. Experimentar na companhia das crianças os lugares perto da gente, turistando em nossa própria cidade #staycation, abertos ao sentir e ao reparo, cria memórias afetivas em toda família, hoje e sempre.

Algumas fotos que ilustram este post foram cedidas pela nossa querida amiga Luciana Castro