Foto: www.espacosorriso.com
Dependendo da idade, não é possível a criança compreender o comando de permitir escovar os dentes sem chupar ou morder a escova.Então, a nossa missão é conseguir higienizar, remover a placa dental, em meio a este comportamento.

Algumas dicas:

:: Deitar a criança no colo e trabalhar em dupla (o casal ou um deles e a babá ou a vovó…) com uma pessoa escovando e a outra segurando as mãos da criança – e nisso a imaginação entra: atenção capitão, mão na barriga!, ou: vou te dar a mão, mas não vale fazer cosquinha na minha mão… (e a criança se ocupa com as mãos de forma mais lúdica).
:: O comando de abrir a boca como um jacaré deve ser introduzido e a cada atitude boa o reforço positivo deve ser dado. Ao final, sempre vale a pena valorizar os dentes limpinhos e brilhantes, para que o nível de colaboração aumente cada vez mais.
:: Utilizar duas escovas: uma para os pais escovarem os dentes do filho e outra para a criança se distrair. Esta segunda vai durar menos, certamente. Escolha de preferência aquelas boas de morder!

E boa sorte!

O tema deste post foi sugerido pela Ana Beatriz, leitora do Na pracinha, que está tendo essa dificuldade com a filhota, que só quer saber de morder a escova de dentes!